PREFEITURA DE SÃO PAULO

Reduzir o lixo também é muito importante

Formas de consumo e nova perspectiva na hora da compra podem ser aliados da redução do lixo

10/05/2019 13h34

 Reduzir os resíduos gerados diariamente é o princípio que rege a educação ambiental. A prática se estende para um novo olhar sobre os hábitos de consumo em consonância com a escolha de produtos que estejam alinhados com iniciativas de preservação do meio ambiente.

Na cidade de São Paulo, em que 20 mil toneladas de resíduos são geradas diariamente, com 12 mil toneladas coletadas exclusivamente em âmbito familiar, é fundamental que o munícipe compreenda que é responsável pela destinação correta do rejeito na mesma proporção em que deve viabilizar o descarte e procurar maneiras de gerar menos lixo.

“As ações que contribuem com a diminuição do lixo são simples e podem fazer parte do cotidiano de todos os cidadãos. É realmente necessário usar 4 ou 5 guardanapos para limpar a boca após uma refeição? É possível trocar o uso diário de copo descartável no trabalho por uma caneca?”, destaca Francisco Vianna, Coordenador de Planejamento da Loga.

Outra abordagem consiste em mudar a perspectiva na hora de adquirir produtos e serviços com frequência. “A reflexão sobre os seus hábitos de consumo se estende, por exemplo, na hora de comprar um produto com unidades diferentes separadas por vários pacotinhos que pode ser substituída por uma versão em atacado, que contenha uma única embalagem com várias unidades”, completa Francisco.

“Afinal, são os pequenos atos que, somados no fim do dia, totalizam uma redução considerável no número de resíduo gerado”, conclui.

As ações se estendem para uma análise do conteúdo consumido, levando em conta que optar por uma promoção de produtos com prazo curto de qualidade ou uma fruta grande para consumo de poucas pessoas pode resultar apenas em gastos adicionais e na impossibilidade de utilizar os itens comprados dentro de seu ciclo de vida útil.

O terceiro passo abrange reduzir os hábitos de consumo e a frequência de compras. “É necessário avaliar o período em que você adquire novos produtos, respeitando o uso integral do resíduo. Após a aquisição de uma nova roupa você pode escolher uma peça em desuso e doar para outra pessoa. Também é recomendado refletir sobre a vida útil do item: será que não vale a pena optar por um eletroeletrônico que dure mais tempo para que você não precise trocá-lo após um ano? ”, alerta Francisco.

Neste sentido, é fundamental pensar que grande parte das atividades realizadas no cotidiano é responsável pela geração de lixo e pode ser sempre repensada. Sob esta perspectiva, é possível adaptar os hábitos com o objetivo de contribuir com a redução dos rejeitos na mesma medida em que se integra aos princípios do consumo consciente.