O caminho da coleta domiciliar

Sabe quais os dias e horários em que o caminhão de recolhimento passa na sua rua? Fazer a sua parte é também respeitar esse calendário

A coleta domiciliar, que retira das ruas o lixo das residências, é feita em média de três vezes por semana. Somente este processo é responsável pela coleta de aproximadamente 12 mil toneladas de resíduos por dia.

A atividade é realizada pelas concessionárias Ecourbis e Loga. Cada uma das equipes responsáveis pela coleta é formada por um motorista, três coletores, que usam aquele famoso caminhão compactador que passa nas ruas. E o trabalho não é pouco, são 48.623 ruas atendidas pelas duas empresas.

De acordo com o artigo 151 da Lei nº 13.478/2002, durante o dia, os resíduos devem ser depositados na via pública no máximo duas horas antes do horário da passagem do caminhão. Nos casos de coleta noturna, os rejeitos podem ser dispostos somente após as 18h.

Consulta de horário
A coleta domiciliar é dividida entre Ecourbis e Loga, por bairros.

• LOGA
Responsável pela coleta realizada nas regiões Norte e Oeste da capital: Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanâ/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Sé e Vila Maria/Vila Guilherme.
Mais informações: www.loga.com.br

• ECOURBIS
Responsável pela coleta realizada nas regiões Leste e Sul da capital: Aricanduva/Formosa/Carrão, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Sapopemba, Vila Mariana e Vila Prudente/Sapopemba.
Mais informações: www.ecourbis.com.br

Você pode consultar os dias e horários de coleta domiciliar e seletiva no seu endereço aqui ou diretamente no site das concessionárias.