20 mil toneladas de lixo são geradas diariamente na cidade de São Paulo

Prefeitura atua como responsável pela coleta e destinação adequada; lixo e material reciclável coletados somente em domicilio totalizam 12 mil toneladas por dia

Administrar os resíduos gerados na capital paulista é uma atribuição da Prefeitura. No município em que há 11,2 milhões de habitantes, de acordo com o último censo, divulgado pelo IBGE em 2010, também caracterizado como maior centro comercial, industrial e financeiro, lidar com o lixo é um grande desafio.

A gestão adequada custa caro. A verba destinada pela Prefeitura em 2018 para manejo dos resíduos e limpeza urbana totalizou R$ 10,29 bilhões, abrangendo o custeio dos contratos das empresas responsáveis pelos serviços de coleta domiciliar, Loga e Ecourbis, e pelos serviços de varrição e limpeza pública, Inova, Soma, Sustentare e Trevo, disponíveis aqui.

“A responsabilidade sobre o destino do lixo gerado diariamente é compartilhada entre o cidadão e a Prefeitura. Enquanto o poder municipal atua no desenvolvimento de alternativas eficazes para a coleta e tratamento dos resíduos, cabe ao cidadão atuar com as melhores práticas de descarte, ao separar os insumos em rejeitos e material reciclável e respeitar o horário de recolhimento”, aponta Adler Antunes, Gerente de Gestão de Serviços da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

A Amlurb, criada pela Lei nº 13.478/02, é o órgão gerenciador dos serviços de limpeza urbana prestados na cidade de São Paulo. A autarquia, vinculada à Secretaria Municipal de Subprefeituras, da Prefeitura de São Paulo, presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes, por meio da coleta de resíduos de saúde e manutenção da limpeza urbana.

Atualmente, a coleta porta a porta é operacionalizada pelas concessionárias Ecourbis e Loga, que percorrem 48.623 ruas na cidade e vão até 29.114 mil geradores cadastrados, como instituições de serviços de saúde. O processo abrange 5.350 profissionais e 550 veículos (caminhões compactadores, carretas de transporte e furgões) para o recolhimento dos insumos.

Já os serviços indivisíveis, mais conhecidos como a atividade de varrição pública e complementares, são realizados com o objetivo de manter a limpeza de ambientes públicos após eventos, shows e feiras livres, e atuar na remoção de entulho, lavagem de vias e monumentos, conservação de logradouros, capinação e pintura de guias, são realizados com a participação de 9.136 profissionais.