Perfil do prefeito Ricardo Nunes

Ricardo Luís Reis Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, é paulistano, empresário e morador da Zona Sul da cidade. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde aos 18 anos de idade e sempre atuou em defesa da democracia.

Aos 21 anos, disputou pela primeira vez as eleições para vereador da cidade. Não foi eleito. Vinte anos depois, em 2012, recebeu mais de 30 mil votos e foi eleito para a sua primeira legislatura na Câmara Municipal de São Paulo. Em 2016, reeleito com 55 mil votos.

Levou sua experiência de empreendedor para o Legislativo paulistano, estudou a fundo a situação econômica da cidade e, durante seis anos, foi o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento da capital.

Atuou em várias Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) – Sonegação Tributária, Dívida Ativa, Theatro Municipal e Evasão Fiscal. Os trabalhos dessas comissões resultaram em mais de R$ 3 bilhões aos cofres públicos.

 

Em seus mandatos, também apresentou projetos de lei que tinham como premissa básica incentivar e apoiar o empreendedorismo, a iniciativa privada já instalada e atrair novos investimentos para a Zona Sul da cidade, com foco na geração de emprego e renda. Entre os quais, a licença de funcionamento, planos de incentivo e permanência de empresas na Zona Sul, além de contribuir com as estratégias para o comércio retomar as atividades de forma gradual, segura e com aval das autoridades de saúde pública em função da pandemia do Covid-19.

Foi diretor da AESUL (Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo) e sempre atuou como voluntário em projetos sociais voltados para a educação.