Ações e Programas - 2016

Projeto: Comunica SP

Meta (s) associada (s): Duplicar as visualizações do portal da Prefeitura Municipal de São Paulo e o número de seguidores nas mídias sociais institucionais

Valor de base da meta: 34,5 milhões de visualizações em 2016; 300 mil Seguidores Facebook (Prefeitura)

Ano Base: 2016

Descrição do projeto: Situação atual encontrada: O Site da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) atual carece de mecanismos de comunicação e diálogo com a população. O número de acessos está aquém do possível e as informações por vezes não são as mais fáceis de encontrar. Além disso, a PMSP não é reconhecida como referencial no diálogo com os cidadãos por meio de suas redes sociais e em outras mídias deixa aquém do desejado em comunicação pública.

Linhas de ação

• Realizar consulta pública sobre o desenho e acessibilidade dos portais da prefeitura de São Paulo, bem como o layout e principais links de acesso rápido para avaliação e propositura de melhorias.

• Realizar uma hackatona ou café hacker para propositura de aplicativos e ferramentas que promovam facilidades ao usuários dos portais da Prefeitura Municipal de São Paulo, envolvendo categorias como acessibilidade, línguas estrangeiras, pesquisa e dados abertos

• Elaborar o Plano de Comunicação Pública para a Cidade de São Paulo, estipulando padronizações de uso de imagem, conteúdo e protocolos referentes à comunicação pública.

• Reestruturar o Portal da Cidade de São Paulo, com boas práticas de acessibilidade *, promovendo a integração dos sistemas de comunicação institucional da cidade e maior homogeneidade dos sítios da Prefeitura Municipal de São Paulo.

• Realizar ao menos 60 publicações mensais em redes sociais institucionais, estimulando a promoção da informação pública, o diálogo e transparência das ações da prefeitura junto aos munícipes e demais interessados.

Resultados esperados: Maior interesse do munícipe pelas ações da prefeitura de São Paulo, maior engajamento dos cidadãos e melhoria da comunicação pública municipal.