Agentes de Governo Aberto

Descrição da imagem #PraTodosVerem: Capa com fundo vermelho em que na extremidade direita está o título “Agentes de Governo Aberto”, em que as palavras estão escritas uma acima da outra em relevo, nas cores roxa e branca e com fundos verde e roxo.Ao lado esquerdo a ilustração de uma moça virada para a esquerda sorrindo, contornada por uma linha branca e com a ilustração de um cérebro sobreposta à cabeça . Ao lado dela, a ilustração de uma folha de papel, com o desenho de sete pessoas nas cores laranja, azul, roxo claro, amarelo, roxo escuro, vermelho e verde, que estão unidas e formam um círculo.

ícone facebook ícone instagram ícone twitter ícone youtube

Acesse aqui o relatório oficial do 1º Ciclo - 7ª Edição Programa Agentes de Governo Aberto.


O Programa Agentes de Governo Aberto oferece à população uma série de oficinas gratuitas e certificadas, que capacitam e engajam os munícipes na pauta de Governo Aberto e seus Pilares: Transparência, Participação Social, Dados Abertos, Prestação de contas e Responsividade, Integridade e Inovação. Uma oficina é um espaço de aprendizado com caráter teórico-prático.

Os agentes de Governo Aberto são pessoas físicas que possuem conhecimento nas temáticas propostas e desejam ensiná-las e replicá-las à população. Eles são contratados através de Editais de Credenciamento, passam por uma banca avaliadora para sempre garantir a qualidade do que é ensinado e recebem uma remuneração (bolsa) para realizar as oficinas.

As oficinas são distribuídas por todo o território da cidade para atingir público das 32 Subprefeituras, quando realizadas no formato presencial.

Nos anos de 2020, 2021 e 2022, o programa foi inteiramente adaptado para o formato online devido ao cenário pandêmico. A partir de 2023, em sua 7ª Edição, o Programa passou a operar em formato híbrido, com oficinas remotas e presenciais.

Desde 2015 o Programa Agentes de Governo Aberto foi responsável por formar mais de 36 mil munícipes, sendo premiado no Fórum de Inovação Social no Setor Público. Além disso, o Programa foi reconhecido como prática governamental replicável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP); e foi finalista no 3º Premia SAMPA 2018 pela categoria de Inovação em Serviços e Políticas Públicas, e no Latam Smartcity Awards 2021 na categoria Sociedade Equitativa e Participativa.
E em 2023, o Programa foi premiado com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, do Município de São Paulo.

Tem dúvidas sobre as inscrições e a realização do Programa? Veja aqui as respostas às perguntas mais frequentes.

 

Descrição da imagem #PraTodosVerem: Capa com fundo branco com o título “Dúvidas frequentes”, escritas uma acima da outra nas cores roxa e branca e com fundos verde e roxo em relevo.

Edições