Diálogo Aberto

Descrição da imagem #PraTodosVerem: Capa com fundo azul em que na extremidade direita está o título “Diálogo Aberto”,  com as palavras escritas uma acima da outra nas cores roxa e branca e com fundos verde e roxo em relevo. No canto inferior esquerdo, está a ilustração em forma de contorno de três pessoas, um homem com barba e duas mulheres com cabelos compridos, nas cores azul e branca. Acima deles, dois balões de diálogo sobrepostos. Ao centro, o mapa da cidade de São Paulo, com (32?) quadrados representando as Subprefeituras nas cores verde, azul, roxo escuro, roxo claro, vermelho e amarelo representam as cinco regiões e se interligam por meio de linhas pretas.

ícone facebook ícone instagram ícone twitter ícone youtube

O que é o Diálogo Aberto?

O Diálogo Aberto é um programa da Prefeitura Municipal de São Paulo desenvolvido pela Coordenadoria de Governo Aberto (CGA) com apoio da Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB). O objetivo do Diálogo é promover uma aproximação entre a população, as Subprefeituras e a PMSP.

O programa traz um panorama por meio de relatórios elaborados pelas Subprefeituras sobre as ações e obras realizadas ou apoiadas por cada Subprefeitura no período analisado, sendo assim uma estratégia de prestação de contas. Os relatórios são disponibilizados pelas Subprefeituras e são lidos durante Audiências Públicas anuais, realizadas em conjunto ao Orçamento Cidadão (projeto que permite que os paulistanos apresentem propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024). Além das Audiências, a população também pode participar através de Consultas Públicas no Participe+.

Como Começou?

O Diálogo Aberto foi estabelecido no âmbito do 1º Plano de Ação em Governo Aberto e é realizado desde o 1º semestre de 2017, nas 32 Subprefeituras. O projeto integrou o Programa de Metas 2017-2020, além de constar na revisão programática do Programa de Metas para 2019-2020.

Reformulação

O projeto está passando por reformulações de acordo com o 3º Plano de Ação em Governo Aberto, que consta com o “Compromisso 3 - Promover ações para fortalecimento institucional dos Conselhos e Colegiados de Políticas Públicas na Cidade de São Paulo”. Além disso, dentro desse compromisso há o Marco 3.2, que prevê o redesenho do Programa Diálogo Aberto para realizar reuniões periódicas e abertas para monitoramento e prestação de contas de forma regionalizada de políticas setoriais para as Subprefeituras.

Ilustração - Círculo azul escrito em branco “2017” Ilustração - Círculo azul escrito em branco “2018” Ilustração - Círculo azul escrito em branco “2019” Ilustração - Círculo azul escrito em branco “2020”Ilustração - Círculo azul escrito em branco “2021”

Ilustração - Círculo azul escrito em branco “2022”