Coordenação de Governo Aberto participa de evento internacional na República Dominicana

‘América Abierta’ discutiu participação social e prestação de contas à sociedade

Após dois anos de eventos on-line, a Open Government Partnership - OGP, a Abrelatam Condatos, a Organização dos Estados Americanos - OEA e o Governo da República Dominicana, em parceria com a Câmara TIC, realizaram a reunião regional Open Americas (https://americaabierta.org/), na cidade de Santo Domingo. A Coordenação de Governo Aberto - CGA da Prefeitura de São Paulo participou do evento, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de setembro.

O encontro reuniu representantes de governos e organizações da sociedade civil, incluindo universidades e setor privado, em mesas que discutiram a participação social e a prestação de contas de governos. Também foi uma oportunidade de troca de experiência e formação de alianças com objetivo de fomentar o governo aberto e uma gestão participativa em um mundo pós-pandêmico.

A Coordenadora de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, Patrícia Marques, e os Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental Maria Camila Florêncio e Wagner Rocha representaram a administração municipal e aproveitaram a oportunidade para compartilhar com a comunidade de governo aberto da América Latina as experiências da atual gestão.

“Foi um espaço crucial para ressaltar a importância das ações de governo aberto no combate à corrupção e na entrega de serviços públicos de qualidade aos cidadãos. Falamos sobre inclusão, dados abertos, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, inovação, participação social e os desafios de implementar Governo Aberto no âmbito local”, explicou Patrícia. “Em ambiente presencial as experiências e interações aconteceram de forma fluída e acolhedora, tirando a frieza que por vezes acontece no on-line. É motivador enxergar olhos brilhantes enquanto estávamos todos trabalhando.’’

O Fórum de Gestão Compartilhada, colegiado da área de governo aberto responsável pela cocriação e monitoramento do 3º Plano de Ação em Governo Aberto da cidade de São Paulo, esteve representado pelos integrantes Armando Dal Colleto e Gisele Craveiro.