Prefeito sanciona lei que transforma a Praça Princesa Isabel em parque municipal

Espaço vem sendo requalificado pela Prefeitura de São Paulo desde fevereiro

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou a lei que transforma a Praça Princesa Isabel, delimitada pelas avenidas Duque de Caxias e Rio Branco e pelas ruas Helvétia e Guaianases, na região central da capital, em parque municipal. A sanção foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (15).

O projeto foi apresentado pelos vereadores Fabio Riva, delegado Palumbo, Edir Sales, Fernando Holiday, Gilberto Nascimento, Isac Félix, Marlon Luz, missionário José Olímpio, Rinaldi Digilio, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Sandra Tadeu, Sandra Santana e Thammy Miranda.

A transformação de praças em parques já está sendo adotada na cidade desde 1988. O Parque Buenos Aires, em Higienópolis, por exemplo, foi uma praça até 1987, e depois passou a ser classificado como parque.

A medida é uma reinvindicação antiga da população da região, que já havia solicitado o seu cercamento e visa a proteção do patrimônio ecológico, a preservação do meio ambiente e a revitalização do centro histórico da cidade. A Prefeitura, inclusive, vai manter e ampliar os exemplares arbóreos na Praça, que tem uma área de 16,6 mil metros quadrados. A vegetação existente é protegida pelo Decreto Estadual nº 30.443/1989, que considera patrimônio ambiental e declara imunes de corte as árvores.

Neste sentido, a transformação desse espaço verde de lazer em parque resguardará o processo de manutenção e conservação da flora presente na região central, além de conferir conforto aos frequentadores da Praça.

Revitalização

Mais de 30 praças já foram revitalizadas, desde as da República e Dom Orione, até as menos conhecidas, como Luís Parnes e Nina Rodrigues. O planejamento da Subprefeitura da Sé contempla a revitalização de todas as praças no seu território. As obras incluem desde a troca do piso até a reforma de estruturas como coreto, 'parcão' e playgrounds.

Desde fevereiro deste ano a Praça Princesa Isabel recebe obras de revitalização, com o objetivo de transformar o espaço em um local limpo e agradável para moradores, turistas e comerciantes. Diariamente a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, responsável pela área, atua com a limpeza e manutenção deste importante símbolo da cidade.

Os serviços em andamento na Praça Princesa Isabel incluem a reforma dos canteiros, do jardim de chuva, das calçadas e passeios, além da manutenção no sistema de drenagem de águas pluviais. A quadra poliesportiva e o playground também serão reformados.

Diariamente as equipes de limpeza fazem a coleta de lixo e objetos inservíveis (madeiras, lonas, sofás e lixo), varrição e lavagem na Praça Princesa Isabel. Esses materiais e produtos, além de serem inflamáveis, são proibidos de permanecerem em espaço público.

Duas equipes de manutenção, da Subprefeitura Sé, trabalham diariamente na praça. Na parte de jardinagem, são realizadas podas e a remoção de árvores doentes. Para isso, está em andamento um exame técnico que inclui tomografia, medição dos diâmetros dos troncos e inspeção visual. Após a conclusão desta tarefa, será feito o plantio compensatório das árvores removidas com mudas de espécies nativas, oriundas dos viveiros municipais.

A terra dos canteiros também está sendo revolvida com a utilização de compostos que ajudarão na restauração da cobertura vegetal, entregando mais verde para esta região da cidade.

Em relação às calçadas, já foram reformados 498m² de piso e 320m² de canteiros. A estrutura de drenagem de águas pluviais que passam sob a praça foi inspecionada e todas as galerias receberam ações de limpeza e desobstrução.

A Praça Princesa Isabel também será toda cercada. O cercamento também não é uma novidade e o próprio Parque Buenos Aires é cercado e não há prejuízo algum para a população. Na região central da cidade existem outras oito praças com algum tipo de cercamento, também sem problema alguma para a sua utilização.