Encontro Conselheiras Participativas valoriza o protagonismo feminino

Organizada pela Coordenadoria de Participação Social da Casa Civil de São Paulo, atividade reconheceu pela primeira vez o trabalho de mulheres que atuam nas comunidades

A secretária de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, emociona público com sua história de vida; na mesa, a coordenadora d e Participação Social, Stella Verzolla, e a chefe de gabinete da Casa Civil, Denise Ramos

 

A Coordenadoria de Participação Social (CPS) da Secretaria Municipal da Casa Civil de São Paulo fez história na noite de quinta-feira (9/3) ao sediar o “Encontro Conselheiras Participativas”. Foi a primeira vez que representantes da sociedade civil tiveram seu lugar de fala na programação do Dia Internacional da Mulher, promovido pela administração municipal. O encontro reuniu relatos emocionantes de superação e foi regado à boa música, homenagens e reconhecimento.

À frente da pasta que tem 65% dos cargos ocupados por mulheres, inclusive a chefia das cinco coordenadorias, além da chefia de gabinete e a procuradora-chefe, o secretário da Casa Civil, Fabricio Cobra, prestigiou a solenidade e reafirmou o compromisso da gestão do prefeito Ricardo Nunes com o empoderamento dos conselhos municipais:

“Uma das marcas dessa administração é construir uma gestão compartilhada e participativa, o que essencialmente passa pela atuação das conselheiras em suas comunidades. Minha mãe - Zulaiê Cobra - que sempre lutou para ocupar todos os lugares que quis, é minha grande inspiração para buscar canais de diálogo em valorização às mulheres”, destacou.

Para recepcionar as conselheiras de forma acolhedora, o Trio de Cordas da Cidade de São Paulo abriu as apresentações com trio sonata em sol maior, de Sebastian Bach, um dos compositores mais injustiçados da história e que morreu sem ver o seu trabalho reconhecido. Divertimento, do austríaco Joseph Haydn, completou o repertório.

Entre as histórias de superação, a secretária de Segurança Urbana do Município de São Paulo, Elza Paulina de Souza, primeira mulher a assumir o comando da Guarda Civil Municipal de São Paulo (GCM/SP) e idealizadora do programa Guardiã Maria da Penha da GCM, motivou as presentes com sua história de vida.

Sandra Sabino, secretária executiva de saúde, apresentou as ações realizadas na pandemia para manter a assistência à mulher mesmo à distância, além dos serviços disponíveis na rede, como o Programa Mãe Paulistana, entre outros voltados à saúde da mulher. Um dos destaques é a redução do período para realização e exames de mamografia, que hoje está entre 30 a 40 dias, além das ações transversais estabelecidas com outras secretarias para acolher as vítimas de violência infantil.

Da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, a titular da pasta, Sônia Francine Gaspar Marmo, a Soninha Francine, e a coordenadora de Políticas para Mulheres, Ana Cristina de Souza, apresentaram um diagnóstico dos serviços oferecidos para combater as desigualdades entre gêneros e garantir proteção e assistência à mulher.

A chefe de Gabinete da Casa Civil, Denise Ramos, a Kiki, lembrou o compromisso da gestão do prefeito Ricardo Nunes em manter os conselhos participativos engajados para um trabalho mais efetivo. A declaração foi reforçada pela coordenadora de Participação Social, Stella Verzolla:

“É ampliando e fortalecendo a participação social que construímos uma sociedade inclusiva, que valoriza as mulheres e respeita as diferenças”, disse.