Idosos

A Secretaria mantém uma rede de proteção aos idosos, que atende pessoas com mais de 60 anos, com o objetivo de contribuir para um envelhecimento ativo, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio dos seguintes serviços:

Núcleos de Convivência do Idoso (NCI)

É um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. São 88 unidades, que atendem mais de 12 mil idosos.
Oferece atividades socioeducativas planejadas baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
As matrículas deverão atingir número superior às vagas, de modo a assegurar frequência diária regular igual à capacidade do convênio.
 

Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci@)

Serviço de referência, proteção e defesa de direitos da pessoa idosa, que oferece atendimento de modo individual e coletivo e estimula a participação social. Possui uma unidade que atende 400 idosos.
É um espaço difusor de conhecimento e intercâmbio de experiências inovadoras, objetivando fortalecer as políticas públicas e disseminar práticas qualificadas para os demais parceiros da rede de proteção ao idoso.
Além da atenção direta aos idosos, é referência para qualificação institucional e defesa dos direitos, mantendo estratégias de trabalho articulado com a rede de proteção social ao idoso.

Centro Dia para Idosos (CDI)

Atualmente a rede socioassistencial conta com 16 Centros Dia para Idosos com 30 vagas em cada um. Este é um serviço diurno voltado para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, com grau de dependência física e/ou cognitiva. O serviço possui ações integradas com a Saúde do território.

Nesses locais, os idosos podem passar o dia recebendo cuidados especiais como alimentação, terapia ocupacional, atendimento multidisciplinar, além de participar de oficinas, enquanto o familiar estiver trabalhando.

O funcionamento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e a forma de acesso é por meio do CREAS da região de moradia, que realizará visita domiciliar e também encaminhará o idoso para avaliação junto à Saúde. Além disso, os idosos atendidos devem residir na região do Centro Dia.

Centro de Acolhida Especial para Idosos

São espaços de atendimento integral a idosos independentes, em situação de rua. O serviço oferece abrigo garantindo acolhimento digno e resgate da cidadania. São sete centros de acolhida, que atendem 700 idosos.

A forma de acesso é por meio dos Centros POP e, na ausência deste, procure o CREAS.

Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)

O serviço oferta abrigo, alimentação, atividades socioeducativas, trabalho psicossocial e encaminhamentos para pessoas idosas em risco pessoal e social, que apresentam fragilidade, dependência física e/ou cognitiva, prioritariamente sem vínculos familiares.

São 14 Instituições de Longa Permanência, que podem atender até 480 pessoas. A forma de acesso é por meio do CREAS da região de moradia, que realizará visita domiciliar e também encaminhará o idoso para avaliação junto à Saúde.