2. Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência

O Núcleo tem a finalidade de garantir direitos e desenvolver estruturas para inclusão social, igualando a oportunidade e participação das pessoas com deficiência, a partir das necessidades individuais e sociais.

As atividades do serviço são desenvolvidas com foco na qualidade de vida, inclusão social e cidadania. As famílias recebem apoio, informações, orientações e encaminhamento por meio do serviço. O Núcleo também produz ações em conjunto com as áreas de educação, saúde e transporte do governo, bem como programas de acessibilidade.

O serviço deve favorecer o desenvolvimento de capacidades adaptação para a vida diária e prática: alcance de habilidades, potencialização da capacidade de comunicação e socialização, considerando necessidades e as especificidades da deficiência.

Usuários: Pessoas com deficiência que vivenciam situações de vulnerabilidade, risco e violações de direitos ou pela ausência de acesso a possibilidades de inclusão social.

Objetivo: Promover a inclusão social, assegurando o direito da pessoa com deficiência à convivência familiar e comunitária.