Centros de Acolhida

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) possui uma rede de atendimento socioassistencial voltado à população adulta em situação de rua, atuando na criação de políticas públicas em concordância com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Atualmente, os serviços oferecem encaminhamento para conferência de documentos pessoais, orientação em problemas judiciais, capacitação profissional, acesso à saúde, rede de estímulo à geração de renda, e atividades de lazer e cultura, visando a reinserção social da população em situação de rua.

As principais formas de encaminhamento de vagas são pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).


Bagageiro

O Serviço do Bagageiro é um serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, atuante na comunidade há quase 17 anos, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que não possuem domicílio próprio ou familiar, que utilizam a rua como espaço de moradia e sobrevivência, não dispondo de lugar seguro para guarda provisória de seus pertences. Tem como objetivo propiciar local seguro para a guarda provisória de pertences e oferecer atendimento social para a inserção na rede de atenção à pessoa em situação de rua e acompanhamento social na perspectiva da construção do processo de saída das ruas. A permanência da bagagem no serviço será de 3 meses, podendo ser prorrogada por mais um mês, ou mais um período, dependendo da situação e a critério da avaliação técnica feita pela equipe que acompanha o caso.

  • Usuários

Homens e mulheres, acima de 18 anos, acompanhados ou não de filhos, em situação de rua.

  • Funcionamento

Atendimento contínuo, de segunda a segunda feira, das 7:00 às 19:00 horas.
 

Centros de Acolhida às Pessoas em Situação de Rua

É um serviço que oferta acolhimento provisório para pessoas adultas, em situação de rua, a partir dos 18 anos, respeitando suas condições sociais e diferenças de origem.

Tem o objetivo de acolher a pessoa em situação de rua, oferecendo proteção integral, escuta e condições para o fortalecimento de sua autonomia, contribuindo para o seu protagonismo e possível superação da situação de rua.

Modalidades:
1. Centro de Acolhida para Adultos
2. Centro de Acolhida Especial para Idosos
3. Centro de Acolhida Especial para Famílias
4. Centro de Acolhida Especial para Mulheres
5. Centro de Acolhida Especial para Mulheres Trans
6. Centro de Acolhida Especial para Pessoas em Período de Convalescença
7. Centro de Acolhida Especial para Catadores

  • Funcionamento

Ininterrupto, 24 horas.

  • Formas de acesso

Por encaminhamentos dos CRAS, CREAS, Centro POP, CPAS e outros serviços socioassistenciais, demais políticas públicas e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

 Confira os Centros de Acolhida por região:

Zona Leste

Zona Oeste

Centro

Zona Norte

Zona Sul