Mídias

 

 

Material de apoio para discussão pós filme “Um crime entre nós”

Que exploração é essa?

Que abuso é esse?

Que Corpo É Esse? (1ª temporada)

Que Corpo É Esse? – Prevenção Online (2ª temporada)

Canal Futura, UNICEF e Childhood Brail: Gibi "Que corpo é esse? - 30 anos do ECA: falando sobre proteção" (2020).

Os desafios no atendimento de crianças e adolescente vítimas de violência

Não dá pra enfrentar a violência sexual contra nossas crianças, desconsiderando o racismo, pois a maioria das vítimas segundo os dados, são meninas, meninos negras/os. “O racismo na infância e na adolescência"

A SaferNet Brasil fala sobre uma das violências recorrentes no ambiente digital e que afeta também, principalmente, meninas: a sextorsão. "O que é sextorsão"

Quando falamos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, é imprescindível debater e entender a sexualidade, compreendendo suas expressões fora da heteronarmatividade. "Quais os desafios no atendimento de crianças e adolescentes LGBTI+"

Vídeo sobre uma das violências mais recorrentes no ambiente digital e que afeta principalmente meninas: o vazamento de imagens íntimas. O vídeo faz parte de uma série com os embaixadores do programa Cidadão Digital, projeto que está levando atividades de educação para cidadania digital para alunos de 13 a 17 anos da rede pública de todo o país

Cidadãos digitais enfrentam riscos on-line e podem até tropeçar em imagens ou vídeos que violam Direitos Humanos, como imagens de abuso sexual de crianças. "Denuncie. Não ignore!"

Conheça o Canal de Ajuda da SaferNet - "Helpline Brasil: como buscar ajuda para crimes na internet"

Prevenção da violência contra crianças e adolescentes: do conceito ao atendimento - Campanha Permanente da Sociedade Brasiliera de Pediatria

A prevenção da violência deve começar na primeira infância

Violência sexual infantil: uma proposta metodológica de prevenção e intervenção na escola.

A prevenção primária e secundária do abuso sexual na educação infantil: reflexões no âmbito das políticas públicas.

Violência sexual infanto-juvenil: causas e consequências.

A Campanha “Defenda-se” promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível e amigável, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade. As histórias apresentam situações em que as crianças têm condições reais de agir preventivamente, especialmente pelo reconhecimento dos seus direitos sexuais e de estratégias que dificultam a ação dos agressores.

Desde 2009 o Canal Futura, o UNICEF e a Childhood Brasil assumiram o desafio de desenvolver ações e projetos conjuntos para o enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes, em especial as violências sexuais. O Crescer Sem Violência tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência de modo informativo, atraente e sem expor crianças e adolescentes.

Material UNICEF, Childhood Brasil, Canal Futura e outros parceiros - Cards com dados sobre Violência Infanto-Juvenil