Publicações Diversas

 

 

Governo do Estado de São Paulo: Guia de orientação aos profissionais de ensino - “A Escola contra o abuso sexual infantil” (2018).

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: Cartilha Educativa - “Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Instituto Promundo, em parceria com London School of Tropical Health & Hygiene: - “Cartilha de Prevenção ESCA - Exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Faculdade Pernambucana de Saúde: Material didático e instrucional - “Cartilha sobre os impactos da violência infantil na criança e na família”.

Childhood Brasil: Guia de referência - “Construindo uma cultura de prevenção - 4ª Edição” (2020).

Coordenação da Atenção Básica Secretaria Municipal da Saúde Prefeitura de São Paulo: Documento Institucional - “Linha de cuidados para atenção integral à saúde da pessoa em situação de violência” (2015).

CONDEGE - Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais: Manual de orientação para a atuação dos Defensores Públicos na infância e juventude - “Procedimentos de escuta especializada e depoimento especial da Lei nº 13.431/17”

Organização das Nações Unidas: Relatório - “Segurança online de crianças e adolescentes: Minimizar o risco de violência, abuso e exploração sexual online” (2019).

Governo Federal: Cartilha com informações técnicas e práticas - “Abuso sexual contra crianças e adolescentes - Abordagem de casos concretos em perspectiva multidisciplinar e interinstitucional” (2021).

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: Guia de Orientações - “Conhecer para proteger: Enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes” (2020).


Governo Federal: Cartilha com informações técnicas e práticas - “Parâmetros de atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência” (2020).

Organização Mundial da Saúde: Relatório com medidas técnicas dirigidas a todos os que estão empenhados em prevenir e enfrentar a violência contra crianças e adolescentes - “Sete estratégias para pôr fim a violência contra crianças” (2017).

Ministério dos Direitos Humanos; Secretaria Nacional de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente: Relatório “Violência contra crianças e adolescentes: Análise de cenários e propostas de políticas públicas” (2018).

Organização Juliana Andrade Cunha: Guia para fortalecimento de redes de proteção e apoio contra a violência online - “Meninas em rede” (2020).

Instituto Alana e Ministério Público do Estado de São Paulo: "Guia Operacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes" (2020).

Projeto Os Cinco Passos e o Peteca: Manual prático de combate e prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, em caráter lúdico e educacional - Cartilha "Bem me quer, mal me quer" (2020).

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em parceria com o Instituto Maurício de Sousa: Gibi "Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente" (2020).

Campanha 18 de maio - Elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

A menina das cores

Ministério Público do Estado de Goiás; Coordenação de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação;1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cavalcante: Cartilha "Saliência Comigo Não!" (2021). Objetiva orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas sobre o que é violência sexual.

São Paulo realiza seminário do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Prefeitura de São Paulo organiza evento online em mobilização ao dia 18 de maio

Serviços de Pedreira e Cidade Ademar se unem em atividades para o dia 18 de Maio

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Zona Sul inicia programação sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes