18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O 18 de maio foi concebido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia. A escolha da data foi relativa a 1973, quando um crime bárbaro chocou o Brasil em 18 de maio. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso teve grande repercussão na mídia.

O projeto de lei foi sancionado em maio de 2000 e, desde então, a sociedade civil e instituições estatais em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em assegurar o direito de nossas crianças e adolescentes a uma vida saudável e protegida.

A Prefeitura Municipal de São Paulo, com apoio da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA), aproveita a data para lançar este espaço de compartilhamento, difusão e consulta de conteúdos relacionados ao tema nos formatos mais variados (cartilhas, guia de orientação, produções científicas e institucionais, vídeos, documentários, links, etc), de modo a contribuir para conscientização e reflexão sobre o problema.

 

     

     

 

https://www.youtube.com/watch?v=fFU9E-1WEjY