Pesquisa

O setor de pesquisa de SPGEO é responsável pelo eixo da Vigilância Socioassistencial que deve produzir as análises das informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos para a construção de diagnósticos e estudos que possibilitem localizar as famílias com maior necessidade de proteção social.

Esses estudos devem investigar as informações relativas às demandas quanto às incidências de riscos e vulnerabilidades e às necessidades de proteção da população, no que concerne à assistência social e características e distribuição da oferta da rede socioassistencial instalada vistas na perspectiva do território, considerando a integração entre a demanda e a oferta (NOB/SUAS/2012).

Para tanto, são sistematizadas as informações disponibilizadas pelos diversos institutos de pesquisa (IBGE, Seade, DataSUS), do Cadastro Único de Programas Sociais (CADÚnico), dos programas de transferência de renda, do atendimento realizado pelos serviços, programas e projetos oferecidos. A equipe de pesquisa consegue, dessa forma, identificar as situações que necessitam ser prevenidas e combatidas, contribuir com o planejamento e execução das ações das equipes técnicas e estimar a demanda potencial para determinado serviço ou benefício.

O setor também estabelece parcerias com universidades, institutos de pesquisa e centros de estudos, visando a produção de informações que sejam relevantes para a compreensão, análise, planejamento e gestão da Política de Assistência Social no município de São Paulo. É responsável, portanto, pela coordenação e realização de pesquisas em parceria e por contratos de pesquisa estabelecidos com a SMADS.

- Comitê de Pesquisa

- Censos (Cidade de São Paulo)

- Avaliações e Diagnósticos

- Produção Científica