Monitoramento e Avaliação

No sentido de executar as competências de monitoramento e avaliação, a Supervisão de Monitoramento, Avaliação e Gestão da Informação (SMAGI) é o responsável por construir – em conjunto com outros setores responsáveis –, orientar e verificar o preenchimento dos instrumentais de coleta dos dados de execução da rede socioassistencial. Ainda, é sua responsabilidade sistematizar, analisar e apresentar periodicamente os dados em forma de painéis, gráficos, tabelas, relatórios etc.

Durante muitos anos, a principal fonte de dados foram as DEMES (Declaração Mensal de Dados de Execução) (Portaria 46/SMADS/2010). A partir de 2020, esses instrumentais foram suspensos (Nota Técnica 02/SMADS/2020) e substituídos pelo preenchimento de um formulário semanal com informações voltadas para as questões da pandemia de Covid-19. No final desse mesmo ano, ainda com a suspensão das DEMES, foi implementado novo instrumental de coleta de dados: o “Formulário de Monitoramento da Rede Socioassistencial”.

A partir deste novo formulário, são produzidos dados agregados referentes aos atendimentos prestados, às atividades realizadas e aos usuários atendidos nos serviços da rede parceira de convivência e fortalecimento de vínculos e que realizam atendimento especializado às famílias e aos indivíduos em situação de risco pessoal e social.

Além dos serviços de fortalecimento de vínculos, são produzidos dados sobre a rede de acolhimento socioassistencial, sobre os serviços de abordagem da população em situação de rua e sobre os serviços da rede direta (CRAS, CREAS e Centro Poprua). As rotinas de monitoramento do volume e qualidade dos serviços ofertados estruturam-se a partir da extração de bancos e análise de dados armazenados por sistemas de informação, respectivamente: Sistema de Informação do Atendimento aos usuários (SISA); Sistema de Informação da Situação de Rua (SISRua) e Sistema dos Centros de Referência de Assistência Social (SISCR).

RAIO X da rede socioassistencial

O RAIO X da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social é um levantamento mensal que apresenta à sociedade o número de serviços existentes da rede direta (CRAS, CREAS e Centro Pop) e da rede parceirada. É também apresentado nos documentos abaixo o orçamento mensal dessa rede parceira, bem como o número de vagas existentes nos diversos serviços de acordo com cada público-alvo, na cidade.

2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013
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Fevereiro

Fevereiro Fevereiro Fevereiro Fevereiro Fevereiro Fevereiro Fevereiro Fevereiro Fevereiro
Março Março Março Março Março Março Março Março Março Março
Abril Abril Abril Abril Abril Abril Abril Abril Abril Abril
Maio Maio Maio Maio Maio Maio Maio Maio Maio Maio
Junho Junho Junho Junho Junho Junho Junho Junho Junho Junho
Julho Julho Julho Julho Julho Julho Julho Julho Julho Julho
Agosto Agosto Agosto Agosto Agosto Agosto Agosto Agosto Agosto Agosto
Setembro Setembro Setembro Setembro Setembro Setembro Setembro Setembro Setembro Setembro
Outubro Outubro Outubro Outubro Outubro Outubro Outubro Outubro Outubro Outubro
Novembro Novembro Novembro Novembro Novembro Novembro Novembro Novembro Novembro Novembro
Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro Dezembro

Indicadores trimestrais

As planilhas de indicadores trimestrais apresentam alguns dos indicadores de avaliação dos serviços previstos pela Portaria 46/SMADS/2010. Em cada uma de suas abas podem ser observados dados referentes a diferentes tipologias de serviços das redes de proteção social.

2018 2017 2016 2015 2014 2013
1º Trimestre 1º Trimestre 1º Trimestre 1º Trismetre 1º Trimestre 1º Trimestre
2º Trimestre 2º Trimestre 2º Trimestre 2º Trimestre 2º Trimestre 2º Trimestre
3º Trismetre 3º Trimestre 3º Trimestre 3º Trimestre 3º Trimestre 3º Trimestre
4º Trimestre 4º Trimestre 4º Trimestre 4º Trimestre 4º Trimestre 4º Trimestre