Atividades sensoriais colaboram com desenvolvimento das crianças e relaxamento dos cuidadores

No SASF Comunidade em Foco, os cuidadores participaram de atividade sensorial com seus filhos e sentiram o apoio que o serviço pode oferecer

Uma criança branca e loira, vestindo azul, está sentada, outra criança de cabelos castanhos e vestida de rosa está de pé e de costas, e outra criança branca e loira está de pé, olhando para o chão. Duas mulheres estão sentadas. No canto esquerdo, há um homem de óculos escuros, vestindo azul, agachado atrás de uma criança. No chão, há formas geométricas de diversas cores.

Texto e fotos: Ana Luiza Martins

Em uma calma rua na região movimentada do Cambuci, encontra-se o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) - Comunidade em Foco. Ali é um espaço de lazer, fortalecimento de vínculos, aprendizado e cura.

Na manhã desta sexta-feira (04), não poderia ser diferente. Seus atendidos participaram de uma atividade chamada "A importância do brincar no desenvolvimento humano", em alusão à 6ª Semana da Primeira Infância.

Os atendidos participaram com seus filhos de uma atividade sensorial. Havia um mural, com diversos materiais grudados, para incentivar o toque e as sensações por parte dos pequenos.

Elenilda Maria da Silva participou do dia com seu filho Jonathan e conta que foi benéfico. “Ao invés dele ficar em casa, em frente da tela, ele vem aqui e se diverte”, afirmou. Ela é mãe de três filhos, sendo que dois estão na primeira infância, e compartilha que ter momentos assim, de descontração, ajuda a tirar o peso da maternidade. “Essas atividades ajudam muito a distrair a mente. Eu fico muito em casa, só com eles, então quando eu venho, ajuda a distrair”, contou.

Danielle Garcez é mãe da Jade, de 2 anos, e está atualmente desempregada. Ela conta que, em um momento delicado, as atividades do SASF servem como auxílio. “As atividades podem ajudar na maternidade, servem como apoio. Ajuda ela a interagir, se desenvolver mais”, relatou.

Ser o cuidador de uma criança, principalmente na primeira infância, pode ser desafiador, exigindo uma grande dedicação física, mental e emocional. E foi pensando nisso que a Prefeitura de São Paulo, junto das 15 secretarias que compõem o Núcleo de Política Municipal pela Primeira Infância, instaurou o tema "Cuidando de quem cuida" como o principal da 6ª Semana da Primeira Infância.

Odete de Assis é gerente do serviço há três meses e compartilhou que a atividade foi pensada numa necessidade dos cuidadores, observada pelo serviço. “Eu sei que a luta do dia a dia é difícil, chegar em casa só à noite para dar o cuidado para os filhos”, disse.

Ela acrescentou que esse tempo em conjunto é de essencial. “É importante para eles estarem juntos para terem esse envolvimento a mais com seus filhos”, completou.

Numa parede branca, há um papel craft grande, com quadrados feitos de fita preta. Dentro dos quadrados, há diversos materiais diferentes colados. No canto esquerdo, há outro papel craft com desenhos de mãos em papel roxo coladas. Em cima, há círculos de papel colorido colados.

 

O que é a Semana da Primeira Infância?

A Prefeitura de São Paulo, junto das 15 secretarias que participam do Núcleo de Políticas para Primeira Infância, instituem a Semana da Primeira Infância, a qual é dedicada à conscientização das necessidades das crianças entre 0 e 6 anos, devido à importância deste período para o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social dos pequenos.

Esta semana, que vai do dia 01 ao dia 05 de agosto, acontecem, na rede socioassistencial, atividades nos serviços especializados em crianças, como Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), SASF e Circo Social.

Em 2023, pela primeira vez, o município dedicará o mês todo ao cuidado com a primeira infância.