PREFEITURA DE SÃO PAULO

SMADS inaugura oficialmente mais um Centro de Convivência Intergeracional na região do Butantã

O equipamento tem capacidade para atender até 180 crianças, adolescentes, adultos e idosos e oferece atividades de música, dança e artesanato para todos os públicos

19/07/2023 14h57

Pessoas em pé batendo palmas. No meio, cavalete de madeira, com uma placa de aço inox no meio escrito Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) 'Santa Dulce' 

Texto e Fotos:Larissa Rodrigues

Na manhã desta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou oficialmente o Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) ‘Santa Dulce’, localizado à Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 3.653, Rio Pequeno, no Butantã, zona oeste da capital.

O serviço possui capacidade pata atender 180 pessoas a partir de seis anos, atendendo a crianças, adolescentes, adultos e idosos, e ofertando diversas atividades, tais como oficina de linguagens artísticas, artesanato, corte e costura, dança, violão, inclusão digital, teatro, culinária, entre outras.

“Este é um espaço que oferece atividades a grupos heterogêneos, inclusive com relação à faixa etária. Daí a importância de um serviço como este para a comunidade local, que além de proporcionar a convivência entre as pessoas, também é um lugar de ações que tratam dos mais variados temas como saúde, meio ambiente e cultura”, afirma o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

Espaço amplo com diversas pessoas sentadas olhando para frente.

Os CCInters têm como foco a oferta de proteção social preventiva contra situações de risco e vulnerabilidade. Esta proteção é organizada em grupos heterogêneos a partir de demandas, interesses e potencialidades, de modo a desenvolver competências para o alcance da autonomia e vínculos familiares e comunitários.

“É uma experiência incrível trabalhar em um lugar em que a gente vê a realização de um projeto que abarca todas as idades, atendendo a famílias inteiras que podem se matricular e fazer atividades em conjunto ou cada um escolher uma, independentemente de ser uma pessoa com deficiência ou não. É o tipo de serviço que de fato traz a importância da assistência, em que a gente de fato se torna uma grande família”, compartilhou o gerente do CCInter, Luciano Farias.

O CCInter ‘Santa Dulce’ é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Centro Social Santo Dias, com repasse mensal de R$ 91.908,94, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A OSC, agora, conta com quatro serviços em parceria com a SMADS, sendo: dois Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE/MA); um Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) e um CCInter.

 

Rede Socioassistencial

A SMADS dispõe, atualmente, de 21 CCInters distribuídos em diferentes regiões da cidade, com capacidade de atendimento mensal para 5.040 pessoas.

Já na região do Butantã, ao todo, são 35 serviços: um Centro de Acolhida para Adultos (CA); um Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM); um Centro Dia para Idosos (CDI); um Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI); dois MSE/MA; um Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ); um Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF); dois Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA); um Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPCAVV); 17 Centros para Crianças e Adolescentes (CCA); dois CCInters; dois Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP); um Centro para Juventude (CJ); um NCI e um Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS).