Com nova onda de frio, Prefeitura de São Paulo dá início à Operação Baixas Temperaturas para atender a população em situação de rua

Serão instaladas 10 tendas de atendimento e já foram criadas mais de 1,5 mil vagas emergenciais para reforçar as ações de pernoite

Com base nas previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), que indicam queda nas temperaturas para os próximos dias - as máximas não devem superar os 21 °C e, as mínimas, especialmente à noite, ficam giram entorno dos 13 °C -, a Prefeitura de São Paulo inicia nesta sexta-feira (12) as ações intensivas de acolhimento a pessoas em situação de rua, previstas no âmbito da Operação Baixas temperaturas (OBT) 2023, em vigência desde o último dia 30 de abril.

A partir de hoje, das 18h às 00h, serão instaladas dez tendas de atendimento em diferentes pontos estratégicos da cidade. Nestes locais, serão ofertados alimentos como sopa, chocolate quente, pão, chá e água, cobertores e vacinas de Covid-19 e Influenza às pessoas em situação de rua.

Além disso, 13 vans da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e os ônibus cedidos pela SPTrans farão o transporte das pessoas que aceitarem os acolhimentos e encaminhamentos para vagas contratadas pela administração municipal em centros de acolhida, hotéis, núcleos de convivência e centros esportivos, cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), que funcionam como equipamentos emergenciais. Estes serviços estão espalhados por toda a cidade e estão preparados para receber, separados por públicos específicos - pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+ - os que aceitarem os espaços de pernoite com oferta banho, jantar e café da manhã.

Cabe ressaltar que, por meio da central 156 (ligação gratuita), a população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social. O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está indicando um número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

A Assistência Social possui, atualmente, 353 serviços de acolhimento com pernoite para as pessoas em situação de rua em toda a cidade, que totalizam mais de 24 mil vagas. Somente em hotéis, a Prefeitura ofertará, ao todo, 4.102 vagas, quase três vezes mais que o número ofertado em 2021. Já das 1.519 vagas criadas especialmente para o período mais frio da cidade, 901 são em Centros de Acolhida e Núcleos de Convivência da própria rede, enquanto nos Centros Esportivos da SEME são 618 vagas.


Endereço das tendas de atendimento


Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
Região Norte - Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus);


Operação Baixas Temperaturas

A Prefeitura de São Paulo publicou em 28 de abril, no Diário Oficial da Cidade, a Portaria que institui a Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2023, com duração de cinco meses (de 30 de abril a 30 de setembro deste ano). Neste período, as abordagens realizadas às pessoas em situação de rua são intensificadas para acolhimento quando a temperatura ou sensação térmica atinge 13 ºC ou menos.

De acordo com a portaria 495/2023, a OBT está fundamentada na ação intersecretarial com participação das secretarias municipais de Subprefeituras (SMSUB), Segurança Urbana (SMSU), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Mobilidade e Trânsito (SMT), Comunicação (SECOM) e Inovação e Tecnologia (SMIT), além da SMADS. O objetivo do plano é zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios do ano.

As equipes de socioeducadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) farão as abordagens diárias ao longo do dia, ofertando acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial, inclusive com busca ativa durante as madrugadas. No período da noite, as abordagens são realizadas pela CPAS.

Uma novidade da OBT neste ano é a atuação do programa Ampara SP, que teve início em 10 de abril, realizando atendimento integral a pessoas em situação de rua com escuta e acolhimento feitos por profissionais interdisciplinares, tais como pedagogos, sociólogos, terapeutas ocupacionais e arte-educadores.

Também serão feitas abordagens das equipes de SEAS em conjunto com o Consultório na Rua e Redenção, programas que estão a cargo da Secretaria Municipal da Saúde. A SMADS ressalta que as pessoas abordadas podem não aceitar a oferta de acolhimento para um dos Centros de Acolhida da Prefeitura e, nesse caso, a equipe de orientadores oferece cobertor.