Prefeitura entrega novo Centro de Acolhida para atender idosos e famílias na zona leste

O terceiro imóvel da antiga Fundação Casa cedido para o município foi reformado e irá até 100 idosos e famílias em situação de rua

 

Dez pessoas em pé apalaudindo. Em frente a elas, esta uma placa de metal escrito 'Centros de Acolhida Especial (CAE) para Famílias São José’.

Texto: Larissa Rodrigues
Fotos: Marianne Seixas

São Paulo, 15 de fevereiro. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou na manhã desta quarta-feira (15) dois novos serviços de acolhimentos, de diferentes tipologias, em um imóvel que funcionava uma unidade da Fundação Casa, localizado na Rua Professor Hasegawa, 100, em Itaquera, zona leste da capital.

"A gente transformou esse espaço que antes acolhia jovens infratores para atender idosos e famílias com toda a infraestrutura”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Mais do que um espaço acolhedor. É um espaço onde a gente vai ter um acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos para que a gente possa ajudar essas pessoas a se reinserir no mercado de trabalho, ter a sua autonomia”, completou.

O espaço abrigará os novos Centros de Acolhida Especial (CAE) para Famílias ‘São José’ e para Idosos ‘Irmã Jacinta’, sendo até 50 vagas para cada um dos novos equipamentos. Este é o terceiro equipamento onde funcionava uma unidade da Fundação Casa, reformado e usado para acolhimento social, depois da parceria firmada entre a SMADS e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.

O prédio dos novos CAE’s Famílias ‘São José’ e CAE Idoso ‘Irmã Jacinta’ têm 6 mil m² e possui capacidade para atender até 100 pessoas. Atualmente, há 56 acolhidos no equipamento.

A inauguração contou com a presença do Prefeito, Ricardo Nunes, que ressaltou a importância de equipamentos de acolhimento mais humanizados.

Que este equipamento tenha muito sucesso no atendimento e no carinho com as pessoas, tenha sucesso para fazer com que elas estejam aqui de maneira transitória, que possam ser inseridas no mercado de trabalho, ter sua autonomia. Desejar que as famílias e idosos que venham morar aqui possam se sentir acolhidos verdadeiramente, e que a gente vá melhorando cada vez mais as nossas políticas públicas de olhar as pessoas em situação de rua. O que a gente precisa para as pessoas em situação de rua é isso: parar com o discurso demagogo. A gente não pode aceitar que a pessoa fique em na calçada, passando frio, debaixo de chuva, do Sol. A gente precisa dar uma oportunidade para as pessoas se reerguerem, retomarem suas vidas, e a gente tem muitas pessoas trabalhando nisso”, destacou o prefeito.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., ressaltou as diretrizes da atual gestão nas ações voltadas às pessoas que vivem em situação de rua na cidade de São Paulo.

“Esta parceria com o governo do estado vem nos permitindo ampliar o atendimento na nossa rede de acolhimento, aproveitando espaços, antes, ociosos. Já abrimos dois serviços em prédios equivalentes a este, que foram destinados a famílias e mulheres com ou sem filhos, e agora, para pessoas idosas. Sempre buscando atender, portanto, os mais variados perfis de pessoas em situação de rua, com foco no atendimento individualizado e humanizado”, afirmou.

Quatro pessoas em pé apalaudindo. Em frente a elas, esta uma placa de metal escrito 'Centros de Acolhida Especial (CAE) para Idosos Irmã Jacinta’.

A Prefeitura investiu pouco mais de R$ 195.255,39 na fase de implantação dos novos serviços e, dentre as ações de melhorias realizadas no imóvel, estão a reforma e pinturas dos cômodos, instalação de um playground, área com redes para descanso dos idosos e uma horta que será mantida pelos acolhidos no espaço. O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou o objetivo desse novo serviço de acolhimento da rede socioassistencial.

Os encaminhamentos para os CAE’s estão sendo realizados pela Coordenação de Proteção Especial da SMADS e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).  

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Educacional de Base Sítio Pinheirinho (CEBASP) é a responsável pela administração dos serviços, e dispõe de 38 profissionais (19 para atender o CAE Família e 19 para o CAE Idoso) para atendimento às pessoas em situação de rua, entre orientadores socioeducativos, assistentes sociais, psicólogos, agentes operacionais e assistentes técnicos. O valor da verba repassada mensalmente pela Prefeitura para manutenção e operacionalização dos serviços será cerca de R$ 300 mil.


Novas Unidades em prédios da Fundação Casa

Seguindo o planejamento da Prefeitura de ampliação da rede socioassistencial, serão, ao todo, seis novas unidades de acolhimento em antigas unidades da Fundação Casa adequadas para abrigar a população em situação de rua.
Além do CAE Famílias ‘Encosta Norte’, CAE Mulheres ‘Lar Ditoso’, e dos novos CAE Famílias ‘São José’ e CAE Idoso ‘Irmã Jacinta’, estão previstas mais duas unidades em Guaianases, zona leste, e uma na região de Taipas, zona norte, totalizando seis novos equipamentos na cidade.

A vigência da cessão dos espaços públicos estaduais é até setembro de 2023, podendo ser renovada por mais tempo.

Ambiente colorido, com quatro mesinhas para crianças, composta cada uma por duas cadeiras para crianças. Cinco carrinhos enfileirados no lado direito.

Serviços para famílias

O CAE Famílias ‘São José’ é o 18º serviço de acolhimento da rede socioassistencial da Prefeitura voltado para famílias que vivem em situação de rua ou em vulnerabilidade social. Ao todo, são 1.924 vagas de acolhimento nesta modalidade.
A Secretaria informa ainda que a rede socioassistencial possui 88 serviços para famílias, sendo nas seguintes tipologias: 68 Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio e 20 Centros de Convivência Intergeracional.


Serviços para idosos


O CAE Idoso ‘Irmã Jacinta’ é o 14º serviço de acolhimento da rede socioassistencial da Prefeitura voltado exclusivamente para idosos que vivem em situação de rua ou em vulnerabilidade social. Ao todo, são 1.741 vagas de acolhimento nesta modalidade.

Além disso, a SMADS disponibiliza outros 132 serviços voltados para pessoas idosas na cidade de São Paulo, nas seguintes tipologias: 90 Núcleos de Convivência de Idosos; 25 Centros Dia para Idosos; Um Centro de Referência do Idoso; 15 Instituições de Longa Permanência para Idosos; e Um Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa.

Cinco camas de solteiro enfileiradas lado a lado.



Rede Socioassistencial


A Prefeitura de São Paulo possui a maior rede socioassistencial da América Latina que conta, atualmente, com mais de 20 mil vagas de acolhimento para população em situação de rua. Dentre os serviços estão os Centros de Acolhida para População em Situação de Rua, Repúblicas para Adultos, Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua, dentre outros serviços da rede.

Além disso, a SMADS atua com 27 equipes de SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) que percorrem diariamente as ruas da cidade realizando abordagem a pessoas em situação de rua. O trabalho de SEAS tem como foco desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar e comunitário, além do acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas.