SMADS inaugura mais um CCA no extremo leste

Serviço para crianças e adolescentes possui capacidade para atendimento de 120 crianças

Ao todo, 17 pessoas em pé e 8 agachadas na cerimônia de descerramento da placa de inauguração.

 

Texto: Marianne Seixas
Foto: Lívia Vollet

Na manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Padre Jacinto, em São Mateus, zona leste da cidade. O território já possui 33 serviços dessa modalidade que totalizam 4.800 vagas.

O CCA Padre Jacinto tem capacidade para atendimento de 120 crianças e adolescentes de seis a 14 anos e 11 meses. A unidade trabalha o desenvolvimento integral dos atendidos com oficinas, atividades relacionadas ao Estatuto da Crianças e do Adolescentes (ECA), orientação sobre alimentação saudável e a convivência e fortalecimento de vínculos das crianças e adolescentes e seus familiares.

A inauguração do equipamento de Proteção Básica da prefeitura de São Paulo contou com a presença do Secretário da Assistência Social, Carlos Bezerra Jr, que comentou a importância do CCA na vida das crianças e o que elas ganham ao frequentarem o serviço.

Placa do serviço CCA ‘Padre Jacinto’ apoiada no cavalete na cerimônia de inauguração.

"Que esse serviço traga alegria, esperança, paz e serenidade para nossas crianças que aqui vierem e que também aponte os para novos caminhos e sonhos. É uma responsabilidade incrível, um trabalho incrível e uma possibilidade incrível essa de poder oferecer através do nosso trabalho, através desse espaço, uma oportunidade para cada uma das crianças que vão passar por aqui", disse.

O equipamento é administrado pela SMADS por meio de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Educacional de Base Sitio Pinheirinho (CEBASP), com repasses mensais no valor de R$ 45.051,59. O serviço está localizado na Avenida dos Sertanistas, 682, no distrito de São Rafael.

Rede Socioassistencial

A rede socioassistencial da Prefeitura conta, atualmente, com 498 CCA que totalizam mais de 68 mil vagas. Os serviços são de convivência e fortalecimento de vínculos voltados para crianças e adolescentes de seis a 14 anos e 11 meses, tem o objetivo de oferecer proteção social para todos aqueles que estão em vulnerabilidade social.

No serviço, os atendidos realizam atividades lúdicas, culturais e esportivas que favorecem aquisições para a conquista de autonomia, protagonismo e cidadania mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Mesa de comida para a festa de inauguração do serviço.