Centro Dia para Idosos em Cidade Tiradentes é inaugurado oficialmente

Serviço tem feito a diferença na vida dos idosos atendidos diariamente na zona leste

Em uma sala, com ventiladores, e cortina de cor azul com amarelo na parede pintada de azul claro, idosos e profissionais confraternizam inauguração do serviço.  Há pessoas sentadas em cadeiras de rodas. ao fundo, duas idosas, sentadas em poltronas pretas seguram a placa de inauguração, cor cinza.

Texto: Marianne Seixas
Foto: Livia Vollet

Na última terça-feira (29), a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou oficialmente o Centro Dia do Idoso (CDI) – Kimani Maruge, na Cidade Tiradentes, zona leste da cidade de São Paulo. Este é o primeiro CDI da região e tem capacidade para atender 30 idosos.

O CDI Kimani é um destinado aos idosos que estão em situação de vulnerabilidade social e necessitam de cuidados. O equipamento oferece atividades socioassistenciais durante o dia, enquanto os familiares estão trabalhando ou estudando e não podem cuidar adequadamente da pessoa idosa. O familiar deixa o idoso pela manhã e depois busca no final da tarde.

No equipamento são oferecidas refeições, atividades de lazer e cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência e enfermaria. Os idosos são atendidos por uma equipe multidisciplinar que constitui por nutricionista, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores, enfermeiro e equipe técnica especializada.

O secretário da Assistência Social, Carlos Bezerra Jr. fez o descerramento da placa e aproveitou a oportunidade para comentar a importância desse modelo de serviço na estrutura da rede socioassistencial da Prefeitura, cumprindo um papel diário considerado fundamental na vida de cada pessoa atendida.

"Que esse seja um espaço em que se garanta direitos, dignidade e valor. Coisas que são fundamentais nessa etapa de vida, de quem já contribuiu tanto com a história e ainda tem mais a contribuir", disse. Para Francisco de Assis Leite, 74 anos, a gratidão ao espaço é algo que ele carrega no coração. "Sou muita grato por esse serviço e por todo o atendimento que temos aqui, ele é fantástico", completou.

diversas pessoas de mascara reunidas ao lado da placa de inauguração do serviço

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento da Criança e do Adolescente (MOCA), responsável pela administração de 33 serviços conveniados com a SMADS, é a responsável pela administração do serviço. O valor da verba repassada mensalmente pela Prefeitura para manutenção e operacionalização do CDI é de R$ 102.860,71.

Rede sociassistencial

A rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo oferta serviços nas modalidades de acolhimento e convivência exclusivos para idosos, que totalizam mais de 15 mil vagas em 143 equipamentos em seis diferentes tipologias. São eles: 13 Centro de Acolhida para Idosos, 14 Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), 89 Núcleos de Convivência para Idosos (NCI), 25 Centro Dia para Idosos (CDI), um Centro de Referência do Idoso (CRECI) e um Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa.

Os CDI´s são destinados à atenção diurna de pessoas idosas em vulnerabilidade social e com grau de dependência, que necessitam de uma equipe multidisciplinar para prestar serviço de proteção social especial e de cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social, por meio de ações de acolhida, escuta, informação e orientação.

Caracteriza-se por ser um espaço para atender idosos que possuem limitações para realização das atividades de vida diária (AVD) que convivem com suas famílias, porém não dispõem de atendimento em tempo integral no domicílio.

O público-alvo são pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, prioritariamente beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS e em situação de pobreza, incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não tenham condições de permanecerem sozinhas nos domicílios.

 

Em uma sala com uma parede azul claro e cortina azul marinho, idosos estão sentados em poltronas pretas e acolchoadas.  Há uma arvore de natal com um enfeites, um laço vermelho e uma estrela no topo.