Centro de Acolhida realiza programação especial na estreia do Brasil na Copa do Mundo

Emoção, alegria e volta ao passado. Estreia da seleção provoca um misto de sentimentos nos acolhidos

Texto: Samuel Fragoso
Imagens: Samuel Fragoso

Na imagem aparece ao fundo um telão e bandeiras do Brasil, com pessoas, de costas para a imagem, sentadas assistindo o jogo.

Telão foi instalado em área de convivência para que acolhidos assistissem o jogo



Alegria, entusiasmo e fraternidade, principalmente, nos jogos do Brasil, são elementos fáceis de se encontrar em qualquer lugar que haja uma televisão passando um jogo de Copa do Mundo. O clima de festa e torcida que se espalhou pelo país na tarde de ontem (24) durante a estreia da seleção brasileira no Catar também foi sentido no Centro de Acolhida (CA) Portal do Futuro, na Luz, região central da cidade.

O clima de entusiasmo com o futebol e com a Copa do Mundo era perceptível logo na entrada, com bandeirolas do Brasil espalhadas pelo espaço, um telão montado para a transmissão da partida e pelos diversos acolhidos que, em sua maioria, estavam com camisas do Brasil ou que faziam referencia a seleção canarinho, bem como de outros clubes mundiais.

Para Carlos Roberto da Cruz, marceneiro de 49 anos, acolhido há 3 meses no Portal do Futuro, o clima de copa do mundo é um convite as boas memórias.

“Copa do Mundo para mim trás um clima muito bom de amizade, lembro muito do mundial de 2002, quando aquele time venceu a Alemanha. Fiquei muito feliz e comemorei com a minha família”, disse.

Nascido em São Mateus, na zona leste da cidade, Carlos conta, emocionado, que o futebol sempre fez parte da sua vida. Ele jogou em um dos clubes mais tradicionais da várzea paulistana, o Ajax da Vila Rica, também da zona leste.

“Fui goleiro do Ajax da Vila Rica na década de 80, entre 81 e 83, e jogar futebol sempre me trás boas lembranças. Quando a gente vê esses jogadores (jogadores da seleção que apareciam no telão), não tem como não imaginar a gente lá”, completou Cruz.

Durante a partida, o acolhido mostra-se um torcedor ansioso, inquieto, com olhar fixo no telão, sempre mexendo no boné, mas contido em lances perigosos de ataque proporcionados pela seleção brasileira.

Ao lado de Cruz, está a baiana Eronildes Conceição, de 55 anos, acolhida há quase dois anos no Portal do Futuro, que, animada e vestindo a camisa do Brasil, comenta sobre a importância de ter um bom lugar para estar acolhida e com conseguir assistir aos jogos.

“Isso não é um telão, é um cinema e faz anos que não vou ao cinema. Eu dormi alguns dias na rua, nunca pensei que durante a Copa eu estaria em um lugar tão bom, assistindo a Copa do Mundo, com direito a pipoca, cachorro-quente e refrigerante”, disse sorrindo.

Apesar das chances criadas e da torcida dos acolhidos, ao fim do primeiro tempo o placar ainda estava zerado, mas o pensamento dos acolhidos era um só: o Brasil vai conseguir conquistar a vitória em sua estreia.

No início do segundo tempo, depois de boas jogadas do Brasil, Cruz diz que o gol está próximo de sair e que o Brasil tem mais futebol que os sérvios.

Aos 18 minutos do segundo tempo, após boa jogada entre Neymar e Vinicius Jr, Richarlison abre o placar e o espaço onde o telão está instalado vai ao delírio.

E não deu tempo nem da torcida se recompor do primeiro gol e 11 minutos depois, novamente Richarlison marca para a seleção, desta vez com um golaço de bicicleta, os acolhidos comemoram muito e se abraçam. Cruz brinca que nem se ele estivesse no gol dava para pegar. E emendou: “Temos tudo para vencer essa Copa e ser hexacampeão, quem sabe né?"

O CA Portal do Futuro conta com 222 vagas de acolhimento, sendo 172 para homens e 50 vagas para mulheres. Neste ano, o equipamento formou uma equipe de futsal que disputou a Copa Consultório na Rua e ficou em terceiro lugar. Cruz foi o goleiro daquele time.

“Foi muito legal voltar a competir e relembrar os velhos tempos”, finalizou.

Homem de camisa regata e boné sentado em frente ao telão assistindo o jogo.

Carlos Roberto assiste fixamente a partida