Setembro Amarelo: A preservação da vida é possível e cada de um de nós pode contribuir

Somente em 2019, o suicídio foi a causa de mais de 700 mil mortes no mundo. No Brasil, a média é de 14 mil casos por ano. O número de mortes acende alerta sobre a participação de quem está próximo

Imagem com fundo branco, escrito em cima em amarelo 10 de setembro, na linha de baixo, Dia Mundial da Prevenção ao Suicidio. Embaixo na imagem flores amarelas.

 

Texto: Larissa Rodrigues
Arte: Livia Vollet

Em um cotidiano dinâmico e cheio de novas e facilitadoras tecnologias, com o uso incontrolável das redes sociais por parte da maioria das pessoas, a sensibilidade e importância de assuntos como o “suicídio” se tornam ainda mais latentes e a sociedade precisa abrir os olhos de fato para esta realidade. Não apenas em setembro – mês em que há uma campanha mundial a cerca desse tema -, mas em todos os dias do ano, a percepção humana sobre cada detalhe pode ser fundamental para se salvar vidas.

Hoje, ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) alerta para essa que é uma questão de saúde extremamente importante. O papel do poder público, a luz da funcionalidade dos seus serviços e efetividade de suas ações, é fundamental no processo de identificação e prevenção. O tempo urge e o suicídio já é uma das maiores causas de mortes no mundo, a frente de doenças como HIV, câncer de mama e malária.

De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2019, foram registradas por ano mais de 700 mil mortes por suicídio. Somente no Brasil, a média é de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. Ainda de acordo com a OMS, o suicídio é a quarta causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.

Setembro Amarelo

Criada nos estados Unidos, a campanha “Setembro Amarelo” teve início após a morte do adolescente Mike Emme, de 17 anos, que se suicidou em 1994. Durante o velório do jovem, a família e amigos próximos distribuíram fitinhas amarelas com frases de apoio para que as pessoas enfrentem seus problemas emocionais. A cor é uma referência ao carro de Mike, pelo qual o jovem era muito dedicado.

A ideia acabou desencadeando um movimento, e as fitas amarelas acabaram se tornando o símbolo da campanha, que foi adotada no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A campanha pretende mostrar às pessoas que possuem pensamentos suicidas, que é possível buscar ajuda para enfrentar seus problemas. Isso porque, quando uma pessoa está inclinada a terminar com a sua própria vida, seus pensamentos e sentimentos a levam cada vez mais para esse caminho e, muitas vezes, torna-se incapaz de encontrar maneiras de enfrentá-los e buscar ajuda parece impossível.

É possível perceber os sinais de alerta que uma pessoa que tem pensamentos suicidas emite, tais como a reclusão de amigos e parentes, falta de interesse por atividades que antes demonstrava prazer e alegria em praticar e descuido são alguns dos sinais de depressão capazes de determinar quando uma pessoa precisa de ajuda. Diante disso, podemos perceber o quão importante é divulgar a campanha que, entre outras coisas, mostra para as pessoas que elas não estão sozinhas.

Rede Socioassistencial

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) possui assistentes sociais e psicólogos em todos os seus serviços, aptos a prestar toda ajuda e encaminhamento necessário a pessoas que estejam passando por problemas emocionais.

Para trazer mais informações sobre o tema e incentivar a participação da campanha, durante o mês de setembro, os serviços da rede socioassistencial da Prefeitura realizarão diversas atividades de orientação e prevenção ao suicídio.

Cronograma

- O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Naia, localizado na região do Brooklin, zona sul, está realizando desde o início do mês atividades voltadas para a prevenção ao suicídio. Na próxima segunda-feira (12), os conviventes irão realizar a criação de um mural com cartazes abordando a prevenção ao suicídio.


- No dia 12, o Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) São Joaquim, localizado no Jardim São Joaquim, zona sul, realizará palestras e oficinas, conduzidas pelos psicólogos Luiz Gustavo e Cinthia Yoshida.

- Nos dias 13 e 14 de setembro, o CCA São Joaquim irá realizar palestras de rodas de conversa com as crianças e adolescentes abordam a importância do cuidado com a saúde mental.

- O Centro da Juventude (CJ) Rainha da Paz irá realizar rodas de conversa com os jovens sobre a questão do suicídio e uma palestra ministrada pela psicóloga Dra. Patrícia Santana, especialista no atendimento a jovens.

- No dia 14, o Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Clube da Turma Dentro realizará uma atividade diferenciada a respeito do tema, com intuito de sensibilizar os atendidos em relação aos cuidados da saúde mental e prevenção.

- As crianças e adolescentes CCA Padre José fizeram a confecção da “caixa dos medos”, na qual depositam diariamente os medos e pensamentos, bons ou ruins. Nas próximas semanas serão feitas atividades como ‘Árvore da Empatia’ e a confecção do ‘Diário dos Sentimentos’.

- No dia 16, o SASF Dom Mario Gurgel realizará uma roda de conversa com os usuários, conduzida pela equipe do CAPS, onde será discutido como identificar alguns sinais que indiquem entristecimento/depressão e quais ações podem ser adotadas como prevenção ao suicídio.

- No dia 22 de setembro, o Serviço de Medidas Socioeducativas Santana irá realizar uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com os adolescentes e seus familiares no Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns, localizado no bairro do Carandiru, zona norte.

Ajuda

A SMADS ressalta que, caso esteja precisando de ajuda ou conheça alguém que precisa de apoio, ligue 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia.