SMADS inaugura novo CEDESP em Pinheiros, o segundo na região

Equipamento na zona oeste oferece cursos de confeitaria, informática, cabeleireiro, auxiliar administrativo e muitos

Cerimônia de descerramento da placa de inauguração do CEDESP Camp Pinheiros

Texto e Foto: Larissa Rodrigues

Inaugurado oficialmente nesta segunda-feira, 18, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP) Camp Pinheiros é um serviço que promove a interação entre diferentes gerações, oferecendo cursos profissionalizantes para ajudar no desenvolvimento da autonomia e formação profissional.

“Esse é o 61º CEDESP na cidade e, ao todo, chegamos a mais de 12 mil vagas como essa. Mas, esse aqui tem uma característica especial que chama a atenção logo de início. Para além do espaço físico incrível que ele possui, existe uma possibilidade de convívio intergeracional intenção que torna tudo aqui muito mais interessante”, afirmou o secretário de Assistência Social, Carlos Bezerra Jr., destacando o espaço físico do equipamento no qual funciona também um Centro Dia para o Idoso (CDI).

O CEDESP é administrado pela organização Centro Assistencial de Motivação Profissional (CAMP) e fica localizado à rua Galeno de Almeida, 557. No CEDESP são oferecidos cursos de confeitaria, informática, elétrica, cabeleireiro, auxiliar administrativo, além de atividades de convívio entre os usuários do espaço.

“Para mim é uma honra poder descerrar essa placa em um espaço tão especial e na mais absoluta convicção de que aqueles que por aqui passam, seguramente, não saem mais da mesma forma que entraram. Porque aqui tem oportunidade, respeito, direitos garantidos e habilidades multiplicadas, dons, talentos em favor da sociedade e de uma cidade que tanto precisa de nossos esforços mútuos para que seja construída de uma forma mais justa e mais pacífica. Que esse seja um espaço de descoberta de talentos e de compartilhamento de experiência e desenvolvimento de sabedoria”, concluiu Bezerra.

Sobre os CEDESP´s

O CEDESP é um serviço que tem como propósito oferecer proteção social a adolescentes, jovens e adultos que estejam em situação de vulnerabilidade social. Nos equipamentos, são desenvolvidas atividades de convívio, formação para o mundo do trabalho e cursos livres, de forma a auxiliar no desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã, contribuindo para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como um direito de cidadania.

Atualmente, a SMADS conta com 61 serviços com essa tipologia, que totalizam 12.020 vagas distribuídas em diferentes regiões da cidade de São Paulo.