PREFEITURA DE SÃO PAULO

SMADS inaugura CCA Semeando Vidas VI no Parque Anhanguera

Serviço possui capacidade de atendimento para até 120 crianças e adolescentes

10/06/2022 15h54







Texto
: Marianne Seixas
Fotos: Luiz Rocha Pombo

Na tarde desta quinta-feira (09), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou oficialmente o novo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) “Semeando Vidas VI”, que fica localizado na rua Edelci Rodrigues de Oliveira, 51, no Parque Anhanguera, zona oeste de São Paulo.

O Secretário da Assistência Social, Carlos Bezerra Jr. fez o descerramento da placa e aproveitou a oportunidade para comentar a importância desse modelo de serviço na estrutura da rede socioassistencial da Prefeitura, cumprindo um papel diário, considerado fundamental na vida de cada criança atendida.

“O CCA, sem dúvidas, é um dos programas mais importantes da Secretaria, exatamente porque ele atua na prevenção. Um bom trabalho feito aqui, no contraturno escolar, protege as crianças de estarem nas ruas, expostas a violência e a uma série de outras questões, além de fortalecer os vínculos familiares, esse serviço socializa e, de fato, protege nossas crianças. O CCA é vida”, disse Bezerra.

O CCA Semeando Vidas VI tem capacidade para 120 crianças, com idades entre seis e 14 anos e onze meses e realiza diariamente atividades socioeducativas planejadas mensalmente, tais como oficinas de corpo e movimento, além de iniciativas em alusão a datas comemorativas.

Além disso, o serviço – administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Assistencial Comunitária Azarias’ -, possui uma parceria com o CEU (Centro Educacional Unificado) de Perus, na qual as crianças e adolescentes podem utilizar os espaços comuns do equipamento, como teatro, piscina, biblioteca e cinema. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da região também é parceira do CCA e realiza palestras ocasionais sobre cuidado com a saúde dos usuários.

Além do CCA Semeando Vidas VI, a OSC responsável pela administração do serviço possui outras sete parcerias com a SMADS: Centro para Juventude (CJ) Anhanguera, CJ Azarias, CCA Semeando Vidas III, CCA Semeando Vidas IV, CCA Semeando Vidas V, CCA Recanto dos Humildes I e CCA Recanto dos Humildes II.


Sobre CCA

A SMADS possui, atualmente, 467 serviços na modalidade CCA, com capacidade de atendimento de quase 69 mil crianças e adolescentes. Esses são serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e recebem usuários com faixa etária de seis a 14 anos e 11 meses, com objetivo de oferecer proteção social para todos aqueles que estão em vulnerabilidade social.

Em geral, nessa modalidade de serviço, os usuários realizam atividades lúdicas, culturais e esportivas que favorecem aquisições para a conquista de autonomia, protagonismo e cidadania mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.