SASF Rainha da Paz: SMADS inaugura serviço na zona sul com capacidade para atender cerca de mil famílias

Com oficinas de arte em costura, artesanato, dança e outras atividades, o novo Sasf é um dos seis equipamentos dessa modalidade que atendem a região de Cidade Ademar

Pessoas aplaudindo o descerramento da placa de inauguração do SASF

Texto: Larissa Rodrigues
Foto: Luiz Rocha Pombo

Antes da cerimônia de descerramento de placa, uma roda de conversa descontraída marcou a inauguração do SASF (Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica) Rainha da Paz, que fica na rua dos Piracás, 251, Balneário São Francisco, em Cidade Ademar, zona sul da cidade.

O serviço, administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) ‘Associação do Abrigo Nossa Senhora Rainha do Jardim Fim de Semana’, foi inaugurado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), na manhã desta quarta-feira (08).

“Quando uma pessoa assume um SASF ou algum trabalho, ela passa um tempo para beber da nossa água, da fonte que dá nossa visão, missão, princípio e valores, e o nosso trabalho dá certo até hoje. Nós fazemos uma reunião todo mês, e nela a gente relembra a importância do carisma, e não fica abandonada. Porque o ruim do ser humano é pensar as vezes: ‘eu estou trabalhando com a associação e o que a gente fizer para os pobres está bom’. Não é assim. Aqui a pessoa é cobrada para fazer bem feito”, disse Maria Regina Sigaki, presidente da OSC.

“Eu fico muito feliz em ouvir os relatos que escutei aqui, porque se tem uma coisa que faz toda a diferença no resultado do trabalho social é o comprometimento, é o exercício da vocação. Se você é uma pessoa vocacionada, faz aquilo de forma a mudar o ambiente onde vive, a mudar as pessoas com quem tem contato, a mudar as realidades onde está inserido”, afirmou o secretário de Assistência Social, Carlos Bezerra Jr.

O novo serviço atenderá cerca de mil famílias e terá oficinas de arte em costura, artesanato e dança. Além disso, serão realizadas buscas ativas no território, visitas domiciliares às famílias e o Programa Criança Feliz do Governo Federal, que consiste no acompanhamento de crianças de zero a cinco anos, gestantes e pessoas com deficiência.

“Estou muito grata por ter conhecido esse serviço aqui. Eu estuo aprendendo coisas que estão me ajudando muito, porque eu moro sozinha e minha cabeça estava muito perturbada, e aqui estou me divertindo muito. E elas me ajudaram com meu benéfico que estava bloqueado. Eles estão me ajudando muito. Se não fosse eles eu não sei o que seria de mim”, revelou Zenildi Rodrigues de Souza, 69 anos, que é uma das conviventes do novo serviço.

secretário Carlos Bezerra Jr. rindo com senhora.

SASF

O SASF é um serviço voltado para famílias com precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade, que tem como finalidade fazer o acompanhamento e monitoramento desses núcleos familiares, que são encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O objetivo é contribuir para a redução do descumprimento de condicionalidades do Programa Auxílio Brasil e a prevenção do surgimento de novos casos, prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais, identificar demandas de famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e inserção na rede de proteção social, entre outros.

A SMADS conta atualmente com 68 serviços com essa tipologia, distribuídos pelas diferentes regiões da cidade de São Paulo.

secretário Carlos Bezerra Jr. participando de atividade com outras cinco pessoas.