Dia Mundial da Educação: Trabalho diário que produz resultados para toda a vida

SMADS destaca a atuação de profissionais que ajudam a fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes diariamente

Texto: Samuel Fragoso e Larissa Rodrigues
Foto: Arquivo pessoal

 

No dia Mundial da Educação, conheça a história de George Hamilton, educador do CCA  ACM Norte.


A vida de George Hamilton, 45, seguiu um novo rumo quando ele decidiu trocar as artes cênicas pela pedagogia e passou assim a construir uma trajetória de ensinamentos e aprendizados que já dura mais de 14 anos, no mesmo ambiente, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Associação Cristã de Moços (ACM) Norte.


Neste Dia Mundial da Educação, Hamilton fez questão de destacar aquilo que mais lhe causa satisfação enquanto educador. Ele relembra a importância de seu trabalho diário e não esconde a alegria de ver o resultado concretizado através de decisões que são tomadas por seus alunos, inclusive, a longo prazo.


“O que mais marca é o adolescente que sai e retorna como cidadão ou quando as atividades desenvolvidas despertam novas formas de pensar das crianças. O nosso trabalho são como pequenas doses homeopáticas todos os dias, só temos dimensão das mudanças e da formação que estamos fazendo a longo prazo”, conta o educador, que lida com cerca de 60 crianças e adolescentes diariamente.


O servidor entende que a medida que o tempo passa, cada vez mais os profissionais devem se adaptar  tecnologias e as novas realidades com maior dinamismo . Na rotina de um educador, essa roda gira ainda mais depressa, fato que ganhou um agravante: o contexto pandêmico pelo qual atravessa o Brasil e o mundo.


“O principal desafio da educação é ter um diferencial por conta da tecnologia e entender a nova dinâmica de atendimento pós pandemia, no atendimento remoto e presencial. Ter atividades que prendam a atenção das crianças é fundamental”, argumentou.


Dia Mundial da Educação


O Dia Mundial da Educação foi estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 28 de abril de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, que aconteceu em Dakar, no Senegal. A data não foi pensada apenas para a celebração nos ambientes escolares, mas também para a reafirmação da educação seja no nível escolar, social ou familiar para a construção de valores fundamentais para a vida social do indivíduo.

 

CCA ACM Norte


O CCA ACM Norte, localizado na zona norte da capital, atende 120 crianças e adolescentes de seis a 14 anos e onze meses, em contra turno escolar. A programação diária conta com atividades socioeducativas, oficinas de artesanato, música, entre outras ações.


Em comemoração ao Dia Mundial da Educação, as crianças e adolescentes do CCA ACM Norte participaram uma roda de conversa com educadores e assistiram ao documentário “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim, que explorou os desafios da educação e as coisas que não mudaram desde o ano em que o filme foi lançado (2007) até hoje.


Este tipo de serviço tem como objetivo de oferecer proteção social à criança e adolescente em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários a partir do desenvolvimento de atividades com crianças e adolescentes.


Ao todo, a SMADS conta com 466 CCA’s que somados possuem uma capacidade de atendimento de cerca de 68 mil crianças e adolescentes, em todas as regiões da cidade de São Paulo.