SMADS conclui etapa de preparação para o Censo das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua em São Paulo

Trabalho de campo com cidadãos de diferentes bairros dá o start na pesquisa que está começando a ser feita para traçar o diagnóstico e construir novas políticas públicas protetivas aos mais jovens

               NOve pessoas em pé, uma ao lado da outra, todas com máscaras e uma pessoa sentada, também com máscara. A frente deles está uma mesa e em cima dela está uma mochila, um tablet, umas folhas de papel e uns copos descartáveis. 
Os recenseadores iniciaram os trabalhos de coleta de dados pelo Brás e Avenida Paulista

Texto: Rosangela Araujo
Fotos: Acervo 

 

Pesquisadores do Painel Instituto de Pesquisa e equipes da Coordenação do Observatório da Vigilância Socioassistencial (Covs) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) estiveram nas ruas esta semana trabalhando nos primeiros levantamentos necessários à produção do Censo de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 2022.

A vigilância socioassistencial, que é uma das funções dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas), tem como objetivo apresentar uma radiografia territorial da situação e analisar a capacidade protetiva das famílias e indivíduos por meio das ocorrências de vulnerabilidade e risco social encontrados.

Os pesquisadores da empresa contratada, a Painel Instituto de Pesquisa, entraram em contato com diferentes perfis de cidadãos nos bairros, como, por exemplo, comerciantes, moradores e trabalhadores em geral, que contribuíram com informações importantes na fase de preparação para o Censo.

Os profissionais responsáveis pela pesquisa estavam interessados em melhor compreender toda a dinâmica dessa população, localizar seus pontos de concentração, seus hábitos de mobilidade e de convivência nas mais variadas regiões da cidade.

A coleta de dados foi realizada, inicialmente, em ruas do Brás, do Pari, e também nas imediações da Avenida Paulista. As informações coletadas servirão como uma referência no processo de contagem das crianças e adolescentes que fazem o uso das ruas como moradia e sobrevivência.

Agora, o trabalho preparatório está sendo estudado. Dele serão extraídos dados que se traduzirão em mais elementos para a realização da pesquisa censitária, que obedecerá critérios e metodologia científicos. A previsão é de que a contagem propriamente dita das crianças e adolescentes comece até o final de março e que a entrega dos resultados possa ser feita até o fim do primeiro semestre deste ano.

Caso a população veja uma criança ou adolescente em situação de risco social ela pode acionar a Central 156 ou o Disque 100.

A SMADS possui aproximadamente 800 serviços para atender crianças e adolescentes. Os serviços trabalham organizados nos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Política Nacional de Assistência Social (Pnas). 

Para obter atendimento a crianças e adolescentes, as famílias podem procurar os 54 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os 30 Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) da SMADS.