Conheça o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) na sua região na volta às aulas!

Quem é responsável por uma criança ou adolescente deseja que eles possam estar sempre em um ambiente seguro, em que recebam, além de proteção, informações e orientações que contribuam com sua formação e desenvolvimento. Esses ambientes existem, mas boa parte da população ainda não conhece. Eles são os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), que integram a rede socioassistencial municipal.

Texto: Rosângela Araújo
Fotos: Acervo SMADS

Os CCAs oferecem atividades variadas para crianças e adolescentes com idades entre 6 anos e 14 anos e 11 meses. São um espaço de convivência, de atividades programadas a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As ações são pautadas por experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

Além de tudo isso, os CCAs estão preparados para atender crianças e adolescentes com deficiência, ou ainda que sejam vítimas de outras violações de direitos.

Nos CCAs há escuta, acolhimento e um trabalho especializado cujo objetivo é ressignificar situações de isolamento ou abandono. Estar em um CCA é poder favorecer o desenvolvimento de sociabilidades e a prevenção de situações de risco social para além de muita diversão para crianças e adolescentes.

Hoje, a Smads disponibiliza 69.780 vagas ofertando serviço de convivência e fortalecimento de vínculos nos 466 CCAs espalhados pela cidade de São Paulo.

Funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, em dois turnos de 4 horas (manhã ou tarde).

Forma de Acesso ao Serviço: Encaminhamento por meio de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado na região de moradia da criança ou do adolescente.

Quer ter uma ideia da programação dos CCAs, confiram o que esses vão fazer no mês de fevereiro:

CCA - RECANTO DOS HUMILDES III (Zona Noroeste)

Organização Social - Centro de Apoio Comunitário Perus

Atividades : Roda de Conversa, Cine Pipoca, Gincana, Festa do Pijama, Arte e Artesanato de Pipas, Pintura de Quadros, Brinquedos Reciclados, Passeio Comunitário, Jogos Cooperativos, Escritas de Cartas, Culinária, Dia de Dançar, Yoga, Festa à Fantasia.

CCA SEFRAS - JD. PERI (Zona Norte)

Organização Social - Serviço Franciscano de Solidariedade

Atividades: Construção coletiva de regras para o espaço de convivência; Roda de Conversa: Tema: 1 - Água; 2 - Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; 3 - Carnaval; 4 - Genêro Encontros: Grupo de Meninas - “ Respeita as Minas “; Celebração da Vida - Aniversariantes do Mês; Passeio no Sítio; Projeto Identidade: “ Quem Sou eu “; Informatica Livre; Oficina de Esportes; Cine Pipopa. 

Primeiro encontro do "Respeita as Minas" de 2022

CCA 3º MILÊNIO - Itaim Paulista (Zona Leste)

Organização Social - Instituto em Defesa da Cidadania 3º Milênio

O CCA neste trimestre desenvolverá o Projeto "Movimente-se" que tem como objetivo incentivar as práticas esportivas, entendendo esta ferramenta educacional com diferentes benefícios para a formação de Crianças e Adolescentes. A aposta do CCA para além, dos benefícios na saúde é desenvolver ações para estimular as relações socioafetivas e o fortalecimento de vínculos.

As atividades serão realizadas em espaços públicos do território, em praças e quadras enfatizando a importância da ocupação desses espaços.

Crianças realizando atividades no Projeto "Movimente-se"

CCA SÃO JOAQUIM - M’ Boi Mirim (Zona Sul)

Organização Social: Movimento Comunitário do Jardim São Joaquim

O CCA começou suas atividades com roda de conversa sobre os impactos da pandemia nas famílias. Pretende realizar o Projeto- Protagonismo do ser com a proposta de trazer temas para o desenvolvimento humano das crianças e famílias. Como é o mês do carnaval realizará com os conviventes uma pesquisa sobre os blocos de rua em diferentes Estados. Acontecerá oficinas de artes e artesanato com decoração do espaço, painéis e refeitório, como também aprender a customizar camisetas. A frase escolhida será “Consciência Social”. As crianças terão oficinas de teatro; culinária; e cinema com filmes educativos. O CCA não esquece das famílias e incluirá dinâmicas para roda de conversa com os responsáveis. Para finalizar o mês terá comemoração dos aniversariantes e encontro especial com os idosos do NCI e com a turminha do CEI.

Conheça aqui a relação de endereços:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/protecao_social_basica/index.php?p=1906

Também é possível fazer inscrições no site 156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?conteudo=2774