Dia Nacional da Assistência Social é comemorado nesta terça-feira (7)

As políticas públicas constituídas a partir da Lei Orgânica de Assistência Social representam ganhos históricos associados a outras conquistas, como educação, habitação e cultura

Oito braços esticados e com mãos sobrepostas umas às outras

Texto: Roberto Vieira
Arte: Luiz Rocha Pombo

Nesta terça-feira, 07 de dezembro, o Brasil celebra o ‘Dia Nacional da Assistência Social’ e, na esteira dessa data, comemora-se também os 28 anos de promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS - no. 8.742). Esse é o momento de valorizar o trabalho diário de atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade, e reconhecer o esforço de cada profissional que faz com que esse serviço essencial possa ser realizado com rapidez e qualidade, especialmente em um momento de pandemia pelo qual atravessa o país.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que possui uma das maiores redes de serviços socioassistenciais da América Latina – com 1.271 convênios firmados e uma oferta de 229.859 vagas em todos os seus serviços (dados atualizados de outubro de 2021) -, reforça, especialmente nesta data, que o Sistema Único de Assistência Social (Suas), programas, projetos e benefícios socioassistenciais, permitiu a realização de uma política unificada, com os serviços sendo classificados por níveis de complexidade, maior qualidade de atendimento e acesso mais fácil da população.

Para Aldaíza Sposati, doutora em serviço social e professora sênior da PUC, o Dia Nacional da Assistência Social é uma oportunidade de se refletir e fortalecer sobre a importância dos serviços de Assistência Social. “Nunca a assistência social foi tão visível em relação a sua necessidade, quanto neste 7 de dezembro de 2021. A precarização da vida dos brasileiros, exige efetivamente uma contínua proteção social”, disse.

A cidade de São Paulo, em sua rede de serviços diretos - considerados o primeiro passo para acesso aos serviços prestados pela SMADS-, conta hoje com 54 centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 31 Centros de Referência de Assistência Social (CREAS), seis Centros POP e uma Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS). Neste universo de equipamentos e serviços, a SMADS parabeniza todos os profissionais envolvidos na luta diária de chegar a todos os cantos da cidade, oferecendo os serviços de assistência social a quem dele necessita.