Famílias da Zona Norte participam de palestra informativa sobre o Novembro Azul

Atendidos pelo serviço da região tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o câncer de próstata

Oito pessoas de mascara sentadas em circulo prestado atenção no palestrante

 

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Serviço de Assistência Social à Família (Sasf) – Jaçanã, localizado na Zona Norte de São Paulo, realizou na última terça-feira (30) uma palestra com as famílias atendidas do território em conscientização ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Durante o mês de novembro, o Sasf decidiu realizar o encontro em parceira com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova Galvão. Na conversa eles falaram sobre o câncer de próstata, os sintomas, os exames preventivos, os sintomas mais comuns e os tratamentos indicados para o estágio inicial e estágio avançado.

Durante a conversa foram esclarecidas todas as dúvidas das pessoas, como em qual faixa etária é mais comum o câncer de próstata, se ele acomete muitos homens, o que faz as células tumorais crescerem, qual a utilidade do toque renal, quanto tempo dura o exame de toque, quando se deve começar a avaliação para detecção do câncer de próstata e se o câncer pode gerar impotência ou incontinência urinária.

“O toque não interfere na masculinidade de ninguém, pelo contrário, é sinal de que o homem está preocupado consigo e com os seus familiares”, disse João Carlos, gerente da UBS Vila Nova Galvão.

Uma das participantes da reunião, Neide Maria Melo Ribeiro, contou que “a palestra foi esclarecedora, descobriu coisas novas, e foi conscientizada sobre o câncer de próstata e a importância da campanha do novembro azul. Agora pode falar sobre a prevenção do câncer para os homens da família”.