Complexo Boracea tem confraternização especial para os acolhidos

No local, foi servido um jantar solidário que contou com a participação de 1.600 pessoas

O secretário Carlos Bezerra Junior durante a ação “Islam contra a Fome” servindo comida na bandeja que é segurada por um homem acolhido do Complexo Boracea.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Luiz Rocha Pombo

Nesta terça-feira (23), os conviventes do Complexo Boracea, situado na Barra Funda, zona oeste da capital, participaram de um jantar preparado pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). A iniciativa faz parte da ação “Islam contra a Fome”, promovida pela entidade, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Prefeitura de São Paulo.

O secretário da SMADS, Carlos Bezerra Júnior, esteve presente no evento e recebeu uma placa em nome do prefeito Ricardo Nunes, que está sendo homenageado pela comunidade mulçumana.

Durante a ação, o secretário também conversou com alguns conviventes e funcionários do local e serviu algumas refeições junto com a equipe de voluntários da Fambras. Na ocasião, Bezerra comentou sobre o Censo da População em Situação de Rua, o qual está em andamento, e sobre intensificação do trabalho voltado para esta população, “hoje, a população em situação de rua é o nosso tema prioritário na cidade”, afirmou.

A distribuição das refeições preparadas pela equipe da Fambras em conjunto com a equipe da cozinha do Complexo Boracea foi realizada por um time de 15 voluntários da entidade, dentre eles, Luiz Henrique de Moura, de 54 anos, que é um ex-acolhido do Complexo Boracea. Ele comenta que viveu no local por três anos, e participou de uma ação da Fambras durante esse período.

Atualmente, Luiz trabalha como ascensorista e é voluntário da Fambras como forma de retribuição da gentileza que lhe foi ofertada e tenta servir como um modelo para os conviventes que ainda estão no local. “Tento fortalecer e incentivar a todos que é possível dar a volta por cima”, comenta.

O “Islam contra fome” é um projeto da Fambras criado para beneficiar com alimentos pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, até o momento, foram realizados mais de 15 eventos com distribuição de cestas básicas, proteína animal e brinquedos. “O projeto mostra a preocupação do Islam com as pessoas que passam fome ou precisam de ajuda neste momento ainda delicado”, comenta Ali Zoghbi, vice-presidente da Fambras, que também esteve presente na ação.

A SMADS atua em parceria com a Fambras no mapeamento de áreas em situação de vulnerabilidade, além de ceder o espaço e cozinha dos serviços de acolhimento para a atuação da equipe.

O vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Ali Zoghbi entrega placa em homenagem ao prefeito Ricardo Nunes para o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Júnior.