Serviço do Aricanduva tem aulas de arte ministradas pelo Projeto PIÁ

Os atendidos aprendem diversas técnicas e desenvolvem o senso artístico

Menina de mascará sentada em frente a uma mesa desenhando em uma folha, Ao redor dela tem lápis e canetas coloridas

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Projeto José de Anchieta, localizado na Zona Leste de São Paulo, tem em sua grade semestral em parceria com o projeto PIÁ (Programa de Iniciação Artística).

O PIÁ é uma iniciativa da prefeitura que procura incentivar o lado artístico de crianças e adolescentes. No CCA, as aulas acontecem de forma remota durante três dias da semana, sendo cada dia uma turma de cada faixa etária. As turmas são divididas entre crianças de 6 a a 11 anos e adolescentes de 12 a 14 anos.

A intenção é ajudar as crianças e adolescentes a desenvolver os aspectos intelectuais, emocionais, sociais, perceptivos, físicos, estéticos e criativos. O ensino da arte é importante para compreensão de si mesmo, da realidade, dos próprios sentimentos e das emoções.

A gerente do serviço, Maria Cleide de Oliveira, contou sobre uma das metas da atividade: “o projeto pretende mostrar aos atendidos as heranças culturais a partir do estudo das diversas técnicas utilizadas por grandes artistas plásticos, bem como despertar e desenvolver o interesse pela arte”.

Pelo fato de as aulas serem online, o serviço disponibiliza o espaço do CCA para que os atendidos possam participar das aulas e conseguirem acompanhar todas as atividades. Ao final do semestre o serviço vai promover uma exposição com todas as artes criadas pelos atendidos, assim ajudando a desenvolver autoconfiança e o protagonismo social.

Menino de mascará sentado em frente a uma mesa desenhando em uma folha. Ao redor dele tem lápis e canetas coloridas