Centro para crianças e adolescentes ensina sobre meio ambiente através de brincadeiras

Os atendidos participaram de jogos divertidos enquanto refletiam sobre preservação do planeta

Na quadra do CCA, os atendidos estão sentados em círculo em cadeiras de plástico mantendo o distanciamento social

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Acervo

No final do mês de setembro, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) ASA Primavera, localizado no Butantã, realizou uma oficina sobre o meio ambiente em parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). Atendidos entre 9 e 14 anos participaram dessa atividade em suas respectivas turmas, durante cerca de uma hora, as crianças e os adolescentes tiveram oportunidade de refletir sobre as ações do dia a dia e seu impacto na natureza.

A primeira parte da oficina teve como base perguntas relacionadas à natureza, cada atendido respondia uma pergunta e aqueles que se identificassem com a resposta deveriam sentar nas cadeiras dispostas pela quadra. Após o jogo com as cadeiras, eles foram divididos em duplas e receberam cartazes com frases informando ações positivas que evitam o desperdício de energia e incentivam o consumo consciente.

Segundo o educador Gervásio Braz, o objetivo foi “fazer com que os conviventes percebessem quais ações são necessárias no dia a dia para um melhor uso dos meios hídricos e energéticos em casa”. As atividades tiveram grande aceitação e participação dos atendidos, principalmente por conta dos jogos interativos, em que eles puderam se identificar e mencionar as ações tomadas dentro de suas casas em relação ao consumo consciente.

Ao final da oficina, as crianças e os adolescentes pintaram as folhas que receberam com informações sobre ações positivas de consumo e fixaram nas paredes do CCA. Braz conta que “assim, eles puderam conscientizar todos os atendidos pelo serviço, não apenas os que participaram da atividade”.

Depois do aprendizado dos conviventes, foi possível perceber a mudança de alguns hábitos. Eles passaram a corrigir uns aos outros quanto às atitudes que seriam melhores para o meio ambiente, como a separação do lixo. O educador lembra que o CCA trata do tema sustentabilidade com frequência “para garantir que os atendidos relembrem a importância do que aprenderam, e absorvam as informações através desse reforço contínuo”.