Crianças e adolescentes aprendem sobre os cuidados necessários com o meio ambiente

A atividade iniciou em setembro e vai até o final de outubro com o intuito de conscientizar os atendidos

3 profissionais de limpeza de máscara na frente da foto e ao fundo tem 24 crianças de máscara sentadas no escadão que foi feito o mutirão.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Caminhando para o Futuro, localizado na Zona Norte de São Paulo, está realizando um projeto com os conviventes chamado “O que estamos fazendo com o nosso ecossistema?”.

A ideia surgiu durante uma mobilização que o serviço fez para a criação de pôsteres e cartazes sobre o uso indevido de balões, que pode gerar queimadas. Pois um parque do território sofreu uma queimada por conta da queda de um balão.

Devido a conversa que os orientadores socioeducativos tiveram com as crianças e adolescentes eles decidiram implementar o projeto na grade do serviço. O intuito é ensiná-los maneiras de cuidar do meio ambiente, a importância do descarte do lixo, a conscientização sobre educação social e ambiental. Como atividade eles confeccionaram lixeiras que separam os materiais recicláveis e montaram vasos de garrafas pet para incentivar a reutilização.

Como atividade os atendidos e os colaboradores formaram um mutirão para a limpeza de espaços públicos próximos ao CCA, em um desses locais que foi escolhido pelos atendidos, eles encontraram profissionais da limpeza que também estavam fazendo a manutenção dos espaços e assim formaram uma parceria.

A gerente do serviço, Cilene Izidoria de Souza, contou sobre a experiência do projeto: “é importante trabalhar a cidadania para conscientizar os atendidos e a sociedade e as ações populares para a preservação do meio ambiente”.

Criança de máscara segurando um balde marrom com a mão esquerda que tem furos na parte de baixo e no centro está escrito orgânico, na mão direita ela segura uma pá.