Mulheres do Jaçanã tem atividades diárias voltadas à saúde e bem-estar

O projeto é intergeracional e abrange todas as questões femininas

Seis mulheres de máscara praticando exercícios físicos.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro de Convivência Intergeracional (CCINTER) – Vila Nilo, que fica localizado na Zona Norte de São Paulo, tem uma oficina diária de corpo e movimento para as mulheres atendidas do serviço.

O Centro criou uma rede de apoio para as mulheres atendidas do território, a intenção é trabalhar o protagonismo feminino todos os dias. Em rodas de conversa elas discutem sobre gênero, saúde e violência contra a mulher, assuntos importantes que precisam estar em pauta no cotidiano.

Além da roda de conversa também é trabalhada a saúde física da mulher, elas praticam exercícios físicos, danças e fazem alongamentos. Isso ajuda na autoestima, autonomia, empoderamento, saúde mental e física, trabalha o autoconhecimento e fortalecimento de vínculos entre as mulheres do território e suas famílias.

A psicóloga do serviço, Priscila Olhê, contou sobre a mudança que a oficina trouxe para as atendidas. “Elas começam o dia já com a oficina, hoje já é possível ver a diferença disso no dia a dia delas. Estão mais dispostas e felizes, o autoconhecimento e empoderamento estão fazendo diferença.”

Como a oficina acontece todos os dias a demanda de participantes é alta então é necessária uma inscrição para ver as aulas. Os orientadores durante os atendimentos individuais indicam a oficina pra todas aquelas que mais precisam desse apoio. Hoje a oficina é dividida em duas turmas com cerca de 16 mulheres participantes.

“Essa oficina tem uma demanda bem alta e por isso o serviço quer sempre está em conjunto com as mulheres para que os ideais sejam iguais e possamos prosseguir com as aulas e com a rede de apoio”, finaliza Olhê.