Circo Escola de Itaquera realiza Mostra Cultural com os atendidos

Durante uma semana, as crianças apresentaram seus projetos inspirados no escritor Julio Verne

Imagem de duas atendidas atrás da mesa enquanto apresentavam seu trabalho.

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Wagner Origenes

O Circo Escola Águia de Haia, localizado em Itaquera, escolheu quatro livros do escritor Julio Verne para inspirar os trabalhos que foram apresentados na Mostra Cultural que aconteceu no serviço entre os dias 20 a 24 de setembro. As quatro obras utilizadas foram divididas entre as turmas, que adaptaram os temas para cada modalidade aprendida no local.

O início da Mostra contou com um vídeo de introdução feito por uma educadora, e foi seguido de diversos vídeos feitos pelos atendidos em que eles recriaram histórias através de atuação, stop motion, maquetes e desenhos. Os trabalhos buscaram incentivar a leitura, estimular a criatividade e ensinar conteúdos novos para os alunos.

Uma das adolescentes que participou da mostra, Ana Beatriz Sousa Dantas conta que “o projeto foi trabalhoso, mas valeu a pena por conta do aprendizado”. Até esse trabalho para a mostra cultural, a atendida não conhecia as histórias de Julio Verne e descobriu um grande interesse pela ficção científica.

Após as apresentações em vídeo, as crianças e os adolescentes compartilharam seus conhecimentos e pesquisas com os colegas dentro da lona do circo. E no dia de encerramento, diversos membros do território de Itaquera compareceram ao serviço para prestigiarem as atividades dos atendidos. As mesas de cada trabalho ficaram distribuídas ao redor do espaço e continham os objetos usados no desenvolvimento do projeto.

Cada um dos livros que serviram de base para as turmas foi relacionado a alguma questão atual que precisa de atenção da população, como o perigo dos plásticos no oceano, a diversidade cultural, o respeito e a pandemia de COVID-19 no Brasil. Assim, os atendidos puderam desenvolver a criatividade e aprender sobre temas relevantes enquanto se divertiam com as atividades do circo escola.

Antes de reproduzir um vídeo para os funcionários de Itaquera, uma aluna do circo escola explicava o projeto.

Foto tirada do fundo da sala em que os funcionários de Itaquera estavam assistindo aos vídeos feitos pelos alunos.