Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo realiza palestra de prevenção ao suicídio

As atividades foram conduzidas por uma psicóloga

Imagem da sala em que a palestra aconteceu, diversos atendidos estão sentados em cadeiras distribuídas pelo espaço, mantendo o distanciamento.

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Wagner Origenes

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Santo Antônio, localizado na Lapa, organizou duas palestras com a psicóloga Janaina da Silva Sousa na última quarta-feira (22). Os encontros aconteceram com as turmas da manhã e da tarde e tiveram o propósito de ensinar um origami enquanto faziam uma reflexão sobre a importância da vida.

Cerca de trinta adolescentes e adultos foram incentivados a escreverem ou desenharem aquilo que fosse importante para cada um em uma folha de papel amarela. Durante esse momento, a psicóloga comentava com os atendidos sobre os elementos escolhidos por eles, fazendo com que todos se sentissem acolhidos para participarem da atividade.

Sousa explica que o objetivo do origami é “trabalhar o interno de forma externa, promovendo concentração, paciência e resiliência entre os atendidos”. Eles foram divididos em quatro grupos para que os integrantes se ajudassem enquanto realizavam a dobradura, essa cooperação e partilha de experiências entre atendidos foi incentivada.

A psicóloga ressalta a importância de não acumular os sentimentos ruins e buscar manifestar as emoções através de conversas com as redes de apoio. O origami feito pelos educandos formou a figura de um diamante, que foi relacionado por Sousa a “um diamante interno que todos têm dentro de si, assim como a essência individual que se mantém apesar da dor”.

Após a finalização da palestra, a atendida Ana Paula Santos partilhou com o grupo que a psicóloga deu voz ao que ela passou e agradeceu pela palestra. Por conta de diversos problemas de saúde, a aluna conta que passou por “muito tempo de desânimo, solidão e falta de esperança”. Atualmente ela passa por acompanhamento profissional e relembra a importância desse tipo de atividade, “eu me senti ouvida e compreendida durante a dinâmica, o curso também me faz muito bem, hoje posso dizer que estou feliz de novo”.

Em um primeiro plano, estão dois atendidos do CEDESP realizando a atividade de dobradura.

 

Imagem da palestrante diante de uma projeção na parede com a representação de um diamante.