Serviço de Guaianases fez semana em combate ao fumo

A ideia é conscientizar as crianças e adolescentes do território

13 crianças e adolescentes de máscara sentadas em roda conversando em um ambiente aberto com paredes amarelas e chão verde.  

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Vila Marilena, localizado na Zona Leste de São Paulo, realizou entre os dias 16 e 20 de agosto a semana em combate ao fumo.

O intuito foi levar informações de especialistas sobre o combate ao fumo e ao narguilé, que é muito popular entre os jovens da região, apresentando alguns casos de problemas de saúde causados pelo uso indevido de substâncias como tabaco e nicotina.

Propor espaços de diálogos e escuta na busca da compreensão é uma das coisas que o CCA mais procura fazer, assim eles incentivam as crianças e adolescentes a falarem sobre todos os assuntos e poderem desenvolver o senso crítico.

Com esses temas em pauta é importante que as diferenças sejam respeitadas e que as conversas sejam contínuas, para que se obtenha um bom resultado. O serviço fez diversas rodas de conversa durante a semana, para que eles pudessem apresentar, introduzir e debater o tema com os conviventes e mostrar a importância dos estudos de combate ao fumo.

A gerente do serviço, Renata Graciela Ferreira Ozório, contou de onde surgiu a ideia: “aqui no serviço, tem muitos adolescentes que tem um fácil acesso ao narguilé e isso não é bom, então a gente montou esse projeto pra conscientizar eles.”

Durante a semana, tiveram palestras que foram focadas mais para os adolescentes do que para as crianças, então os colaboradores do CCA fizeram dinâmicas diferentes entre os conviventes. Enquanto para os adolescentes foi mostrado os riscos de uma forma mais evidente, para as crianças eles procuram mostrar onde de fato isso afetaria na vida deles. Um dos educadores passou um circuito de exercícios físicos para mostrar como o mau hábito pode vir a afetar a saúde física e como pode limitar diversas ações.

“A intenção foi mostrar como o consumo de cigarros e narguilés fazem mal e em como isso pode trazer diversos problemas de saúde no futuro”, completa Ozório.