Serviço de Assistência Social à Família de São Miguel Paulista realiza oficina de dia da infância

Durante esse dia, mães e filhos fizeram pirulitos de chocolate e fortaleceram vínculos

 

Foto de uma mulher e um menino atrás de uma mesa enquanto ele despeja o chocolate nas forminhas para fazer os pirulitos. Na parede ao fundo está um painel com o título “24 de agosto - Dia da Infância SASF Jardim Helena II Casa da Conquista” e colagens de E.V.A. com desenhos de crianças brincando.

Texto: Natalia Nora Marques
Fotos: Acervo

Na última terça-feira (24), o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Jardim Helena II – Casa da Conquista, Zona Leste de São Paulo, realizou uma manhã de convivência e aprendizado para comemorar o dia da infância. No início de agosto aconteceu a IV Semana Municipal da Primeira Infância, na qual o serviço realizou atividades voltadas a essa temática. Para retomar o assunto e promover um fechamento do conteúdo, foi realizada a oficina com algumas mães e filhos atendidos pelo SASF.

A partir das 10h, as famílias participaram de uma atividade em que aprenderam a fazer pirulitos de chocolate, o objetivo da oficina foi promover diversão, interação entre mães e filhos e ensinar uma técnica de confeitaria para geração de renda. A oficineira responsável deu dicas e ensinou sobre os valores, sabores e possibilidades de se trabalhar com o chocolate.

Segundo a gerente do SASF, Débora Xavier, a parte favorita dos 18 participantes foi a prática, “eles se divertiram durante o processo e puderam escolher os confeitos e os personagens usados nos moldes dos pirulitos”. Após a oficina, os funcionários do serviço distribuíram doces, pipocas e brinquedos para as famílias, além de pintar os rostos das crianças que desejaram participar da brincadeira.

Durante o evento, foi reforçada a importância do afeto no desenvolvimento infantil, sentimento que foi estimulado pelo SASF e que teve uma resposta bastante positiva por parte das famílias. A gerente conta que “no início eles estavam mais receosos, mas se soltaram e foram muito participativos e carinhosos entre si, ao final da oficina as crianças estavam muito mais ligadas às mães”.