Serviço da Casa Verde conscientiza crianças e adolescentes sobre deficiência

Cerca de 60 crianças e adolescentes participaram das palestras, aulas e realizaram atividades

Dois paratletas de máscara conversando com diversas crianças e adolescentes de máscara sentados em roda.

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes - ACM Norte, localizado na Zona Norte de São Paulo, promoveu a “Semana da Conscientização da Pessoa com Deficiência” em parceira com o clube Associação Cristã de Moços de São Paulo – ACM Norte.

Os colaboradores do serviço usaram a Paraolimpíada como exemplo e montaram diversas atividades e palestras para os conviventes. Na última quarta-feira (25) eles tiveram uma palestra de conscientização onde aprenderam sobre os tipos de deficiência e as suas diferenças e sobre como e importante que todos sejam respeitados.

Na quinta-feira (26) foi passada uma atividade para as crianças e adolescentes do serviço referente ao assunto, eles fizeram uma dança adaptada, vendados para conseguirem entender um pouco sobre a dificuldade de pessoas com deficiência visual.

Em parceria com o clube ACM Norte, o CCA levou os atendidos na sexta-feira (27) para uma roda de conversa com os atletas paraolímpicos Vrajamany Rocha, Miguel Rodrigues Santos e Ivan Bevenuto, onde eles conversaram sobre as suas condições,
sobre o esporte que praticam e sobre a importância da inclusão.

Deficiência é um assunto importante que tem que ser tratado com as crianças e adolescentes sempre, para que elas aprendam sobre a diversidade e entendam que a deficiência de alguém não a impede e não a define.

A gerente do serviço, Elaine Aparecida da Silva, contou sobre as atividades realizadas: “aqui sempre trabalhamos com as crianças e adolescentes sobre deficiência e inclusão por isso que foi tão legal montar esse projeto e conscientizar todos eles”.

Três paratletas dentro de uma piscina.