Centro de Convivência Intergeracional disponibiliza série de atividades sobre cultura africana

Atividades ligadas à capoeira são passadas para os frequentadores do serviço

Senhora tocando os instrumentos utilizados durante as aulas de Maculelê. Na foto, ela toca berimbau com um atabaque ao lado. 

Texto: Ícaro Polo Domingues
Foto: Acervo

O Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Martin Luther King, localizado em Parelheiros e gerido pela OSC parceira Associação ProBrasil, disponibiliza para seus usuários uma série de atividades ligadas à cultura africana. As atividades começaram há três meses no local e um cronograma foi criado com o intuito de trabalhar todas as vertentes que a capoeira oferece, como a musicalidade, onde os conviventes aprendem a tocar os instrumentos utilizados nas atividades e as danças brasileiras incluídas na cultura, como o Maculelê.

O Maculelê é uma dança afro-brasileira, indígena e tipicamente baiana. A dança tem como característica a batida dos porretes uns contra os outros em determinados momentos e trechos da música, sendo acompanhados pelas batidas do atabaque e sons do berimbau. A maioria dos alunos não conhecia a dança, então a atividade foi iniciada com os passos básicos de aprendizagem. “A dança representa a luta dos guerreiros quilombolas durante o período da escravidão no país”, afirmou o instrutor de capoeira e técnico especializado Diógenes Argueles.

Os alunos gostaram bastante das atividades, se envolveram com a temática e se esforçaram bastante durante as atividades. A dança introduz toda a musicalidade no cotidiano dos conviventes, promovendo uma grande interação entre todas as gerações e idades, fazendo com que a atividade ocorra de forma lúdica. Com o público reduzido, as aulas tinham média de 10 alunos. Com o retorno dos atendimentos presenciais com 100% dos usuários do CCInter, há um processo pensado para que seja feita a inclusão dos alunos que não participavam das atividades anteriormente.
 

Um idoso e um bebê realizam juntos a dança com os porretes, mostrando a interação entre todas as gerações.