Operação Baixas Temperaturas realiza mais de 1 milhão de acolhimentos

A ação é intensificada quando os termômetros atingem o patamar igual ou inferior a 13ºC

Texto: Mônica Quiquinato

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou 1.043.307 acolhimentos com a Operação Baixas Temperaturas em 82 dias da ação que foi antecipada este ano, por conta da pandemia e as ondas de frio na cidade. As abordagens das pessoas em situação de rua são intensificadas para acolhimento quando as temperaturas chegam a 13° ou menos e terão duração até 30 de setembro.

Nas noites e madrugadas o trabalho já resultou, desde 30 de abril, data de início da operação, em mais de 14 mil encaminhamentos para Centros de Acolhida; 1.246 recusaram acolhimento e foram distribuídos mais de 13 mil cobertores até 20 de julho. É importante ressaltar que para a pessoa ser encaminhada, basta aceitar o acolhimento oferecido pela Prefeitura.

Neste período de baixas temperaturas, os clubes esportivos reforçam a ampliação das vagas. Foram criadas 340 vagas, sendo 200 no Clube Esportivo Tietê, que havia sido desativado em janeiro deste ano, e 140 no Clube Pelezão. Ao chegar, os acolhidos têm acesso a refeições, banheiros e kits de higiene, além de receber o atendimento social e serem encaminhados para outras políticas públicas, de acordo com a sua demanda.

Ao longo do dia, as abordagens são realizadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) em pontos estratégicos da cidade que, além do acolhimento, também ofertam outros atendimentos da rede socioassistencial. No período da noite, as abordagens são realizadas pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).

Serão ainda realizadas abordagens das equipes de SEAS em conjunto com o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde. A SMADS ressalta que o aceite para os Centro de Acolhidas é voluntário, e em casos de recusa, a equipe oferece um cobertor.

A Operação é uma ação entre as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Segurança Urbana, Mobilidade e Transportes, Subprefeituras e Inovação e Tecnologia. O objetivo do plano é zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios do ano.

Apoio da população

 

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Transportes

 

Desde o início da Operação Baixas Temperaturas, a SMADS e a SPTrans também disponibilizaram ônibus em pontos específicos do centro para transportar as pessoas até os Centros de Acolhida:

Partida Horário Destino
Praça da Sé

16h00, 17h00 e 19h00

 

Clube Pelezão
Pateo do Collegio 16h30 e 18h00 Clube Tietê
Praça Princesa Isabel 18h00 Clube Tietê
Metrô Portuguesa-Tietê 18h00 Clube Tietê