Acolhimento para famílias na Mooca celebra a diversidade das mulheres

Com mensagens escritas em diferentes línguas, o equipamento buscou contemplar a variedade cultural

 Cerca de trinta mulheres sentadas em cadeiras pretas em uma sala branca, devidamente espaçadas e usando máscaras participam de dinâmica com as mãos no peito e os olhos fechados para reflexão. O exercício é guiado por uma mulher que está em pé na frente de todas.

Texto: Guilherme Fernandes
Foto: Acervo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher na última segunda-feira (08), o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias Canindé preparou um mural com fotos das mulheres que fazem parte do serviço, sejam as acolhidas ou parte da equipe técnica. O mural tinha como objetivo mostrar como a beleza de cada uma é válida e diversa, assim como suas histórias de vida. A ideia para a confecção veio a partir de oficinas mensais que ocorrem no serviço.

Além dessa atividade, as mais de 30 mulheres do equipamento compartilharam suas vivências pessoais sobre adversidades, semelhanças, desejos e anseios, assim fortalecendo os vínculos umas com as outras de forma dinâmica, já que conviventes e funcionárias participaram juntas. Todas as dinâmicas foram realizadas com o uso de máscaras e distanciamento apropriado entre as participantes.

A questão da autoestima também foi pautada sendo um dos motivos para a ação. A orientadora socioeducativa Ângela dos Santos comenta que “muitas das conviventes possuem problemas em relação a própria aparência” e em complemento, a orientadora Renata Ambrósio explica o resultado do mural foi uma surpresa para elas, com fotos selecionadas das redes sociais das conviventes ou tiradas pela equipe do CAE.

Outro tópico levado em conta na dinâmica foi as diferenças culturais entre as mulheres; como o CAE Canindé possui muitas famílias imigrantes, a equipe técnica via a necessidade de atividades que pudessem contemplar a pluralidade cultural que existe dentro do equipamento e viram essa atividade como uma chance para isso. Junto com o mural, também foram escritas mensagens sobre respeito, liberdade e igualdade em diferentes idiomas, para que simbolizar a luta coletiva das mulheres na sociedade.