Servidores da Assistência Social tomam primeira dose da vacina contra COVID – 19

Integrantes da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) foram imunizadas em um drive - thru de vacinas da Prefeitura de São Paulo

 Sob tenda branca e ao lado de uma mesa com diversos utensílios médicos, enfermeira vestindo todos os equipamentos de proteção individual aplica a vacina em uma orientada que veste o colete da Assistência Social.

Texto e Fotos: Guilherme Fernandes

Nesta segunda-feira, 01/03, três funcionárias do SEAS República, umas das linhas de frente da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) nas ruas, receberam a primeira dose da vacina Coronavac em um dos pontos de vacinação em drive - thru. A vacina foi aplicada pela equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) Humaitá, localizada na região central de São Paulo, dentro do perímetro de atuação do SEAS.

As três mulheres, duas orientadoras socioeducativas e uma assistente social, trabalham com o atendimento com pessoas em situação de rua de diversos perfis, portanto, estão expostas ao risco de contaminação de COVID – 19. Cerca de 3,5 mil funcionários da pasta, que trabalham nos SEAS, Centros Dia para Idosos (CDI), Centros de Acolhida (CA) e nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) também terão acesso ao imunizante.

A possibilidade do acesso à vacina foi recebida pelos servidores com grande êxito, uma vez que permite maior segurança aos servidores ao exercer suas funções. A assistente social Gislene de Souza comenta que “é um sentimento de esperança de dias melhores”.

A sensação de cuidado e segurança é algo que emociona a orientadora Daniela Gomes, “Perdi meu pai há pouco tempo por conta do COVID, então poder me vacinar hoje é algo muito gratificante”, relata a profissional.

Também nesta segunda-feira, todos os postos da capital estarão abertos para a vacinação de idosos entre 80 e 84 anos. A vacinação desse grupo começou no último sábado em alguns territórios. Este grupo é estimado em 140 mil pessoas.

A vacinação ocorre nas 468 Unidades Básicas de saúde do Município, das 7 às 19h, nos cinco grandes drive - thrus da cidade, das 8 às 17h, e em três centros - escolas, também das 8h às 17h.

Ao ar livre, equipe de agentes comunitários de saúde organizam documentação enquanto assistente social aguarda ao lado da mesa a frente de uma fila devidamente distanciada. Todos usam máscaras.

 

Dois agentes comunitários de saúde organizam documentação para orientadora socioeducativa que veste o colete da assistência social.