Prefeitura inaugura República Jovem na Zona Leste

Unidade, localizada em Itaquera, tem capacidade para acolher seis mulheres e orientá-las para conquistar autonomia

 Na sala de estar da casa, pousam para o registro de inauguração da República: Berenice Giannella e o frei Robson Santos Marques rodeados pela equipe responsável pela montagem do serviço e as futuras moradoras da casa. São 14 pessoas na imagem, posicionadas em semicírculo, sendo que quatro estão abaixadas.

Texto: Mônica Quiquinato
Fotos: Wagner Origenes

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou nesta quarta-feira (17), na região de Itaquera, Zona Leste, a República Jovem Maria Maria, que tem como objetivo acolher e fortalecer a inclusão social e a conquista da autonomia de suas moradoras.

 

“Serviços como esses são importantes para que os jovens tenham autonomia e sejam protagonistas de suas histórias, pois a república tem uma outra dinâmica de acolhimento com mais liberdade e responsabilidade, para que se tornem vencedores”, afirmou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella. “As novas moradoras serão acompanhadas por uma equipe da assistência social”, completou

A unidade é destinada a atender jovens com idade acima de 18 anos que foram abandonadas por suas famílias ou com vínculos fragilizados, em situação de vulnerabilidade social e sem condições de moradia. As acolhidas devem ter autonomia financeira para contribuir com as despesas da casa e podem permanecer até os 21 anos.

Adriana Fernandes da Silva, 18 anos, é a nova moradora da república. Ela estuda e trabalha no McDonald's há um ano. A convivente Lauana Maria também estuda e trabalha remotamente para o São Paulo Futebol Clube como analista esportiva nos jogos e espera ter novos conhecimentos na jornada que começa a partir de agora e, futuramente, quer estudar moda. A outra moradora, Jéssica dos Santos Dimas, faz pinturas em canecas, frequenta o curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e espera aprender com a nova gestão.

Nas repúblicas há acompanhamento de um profissional para gestão coletiva da moradia, apoio na construção de regras de convívio, definição da forma de participação nas atividades domésticas cotidianas e gerenciamento de despesas.

O serviço é administrado pela SMADS, por meio de parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Cultural Nossa Senhora, com repasses mensais de R$ 25 mil e tem capacidade para acolher um grupo de até seis jovens mulheres, que poderão ser encaminhadas a outros serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial e demais políticas públicas.

O mobiliário da casa é feito por repasse de verba de implantação e também por contrapartida. O imóvel conta com três quartos (um com acessibilidade), dois banheiros, uma cozinha, uma sala e a área externa. As moradoras contarão com acompanhamento de gerente, assistente social e pedagoga.

Com a nova unidade, a rede socioassistencial da SMADS passa a contar com sete repúblicas para jovens e dispõe de 90 vagas nas regiões da Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Aricanduva, Lapa, Pirituba/Jaraguá, (Itaquera e Penha - inauguradas em fevereiro deste ano). O município também tem quatro repúblicas para adultos, com 195 vagas, nas regiões da Sé, Santana e Mooca. As vagas são referenciadas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também podem ser viabilizadas por meio de órgãos do sistema de garantia de direitos.

 

A secretária Berenice e as três moradoras da casa estão em pé na sala de estar da República, um ambiente todo branco com um coração na parede e um vaso de girassol em cima de um aparador baixo. À esquerda, grades de proteção de cor verde limitam o acesso ao piso inferior da casa.

 

Equipe de trabalho apresenta o escritório do serviço à Secretária Municipal. A parede ao fundo do ambiente tem tom verde claro, destacando a escada caracol de concreto que leva ao piso superior da casa.