Pessoas com 60+ em situação de rua são vacinadas na Capital

Foram vacinados contra a Covid-19 80 pessoas no Núcleo de Convivência

No centro da imagem, sentado, um senhor segura seu cartão SUS e o comprovante de vacinação, um documento em cada mão. Em pé, ao lado do senhor, estão Edson Aparecido, secretário da Saúde e Berenice Giannella, secretária da Assistência e Desenvolvimento Social.

Texto: Mônica Quiquinato
Fotos: Wagner Origenes

Nesta sexta-feira (12), as equipes do Programa Consultório na Rua, vacinaram 80 pessoas em situação de rua com mais de 60 anos no Núcleo de Convivência São Martinho de Lima. O serviço é mantido em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Associação Cultural Nossa Senhora do Bom Parto que atende neste Núcleo, em média 800 pessoas por dia para refeições e banhos.

A secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, estiveram presentes no local para a acompanhar a vacinação dessa população. O presidente da BomPar, padre Osvaldo Bisewski, e o coordenador da Pastoral do Povo de rua da Arquidiocese de São Paulo, padre Júlio Lancellotti, também estiveram no local, além da equipe técnica da Saúde.

A secretária Berenice Giannella diz que serão vacinadas 2,2 mil pessoas nessa fase para essa contra a Covid-19. “As pessoas em situação de rua com mais de 60 anos serão vacinadas pelos profissionais do Consultório da Rua, que já tem um vínculo com as pessoas que vivem em situação de rua na cidade”, afirma. “As equipes estarão em pontos estratégicos para realizar a imunização”, completa.

Durante período de pandemia, a SMADS ampliou a oferta de serviços nos quais as pessoas em situação de rua têm acesso a refeições, banheiros, kits de higiene e orientações. No dia 03/04, começou a funcionar, na região do Cambuci, um Núcleo de Convivência Emergencial, com capacidade de oferecer café da manhã, almoço e café da tarde para 200 pessoas. A rede municipal conta com 10 Núcleos de Convivência, com 3.472 vagas. Para os Núcleos de Convivência da Sé, Prates, Porto Seguro, Luz e Bela Vista foram aditados em caráter emergencial mais 1.760 vagas.
 

Secretária Berenice Giannella, em pé, encurva-se para entregar os documentos pessoais a um senhor sentado. Na imagem também estão o Padre Júlio Lancelotti e o Secretário da Saúde, além de jornalistas que fotografam a cena.

 

Funcionária do SUS aplica vacina contra a covid-19 no braço de um senhor que está sentado, de costas para a cena. Em volta, estão jornalistas e fotógrafos que acompanham a vacinação no Núcleo de Convivência.